[. ] Se em um fenômeno aleatório as possibilidades são igualmente prováveis, então a probabilidade de ocorrer um evento A é: P(A) = número de casos favoráveis / número de casos possíveis. Por, exemplo, no lançamento de um dado, um número par pode ocorrer de 3 maneiras diferentes dentre 6 igualmente prováveis, portanto, P = 3/6= 1/2 = 50% Dizemos que um espaço amostral S (finito) é equiprovável quando seus eventos elementares têm probabilidades iguais de ocorrência. Num espaço amostral equiprovável S (finito), a probabilidade de ocorrência de um evento A é sempre: P(A) = número de elementos de A / número de elementos de S = n(A) / n(S). Considerando o evento A = {face maior ou igual a 3} do espaço amostral S = {1,2,3,4,5,6} de um lançamento de um dado, assinale a alternativa que contém a probabilidade de ocorrência de A. Escolha uma:.
Soluções para a tarefa
Resposta:
2/3
Explicação:
A probabilidade é igual à razão entre o número de resultados favoráveis a um evento (na) e o total de resultados possíveis no espaço amostral (ns), ou seja: o tanto de casos em que o dado é maior ou igual a 3 dividido pelo número de respostas possíveis.
Para que a condição face do dado mostre um número maior ou igual a 3 seja satisfeita, o dado terá que cair em 3, 4, 5, ou 6, então o número de casos é 4. Toda via, é um dado, e ele pode cair em 1, 2, 3, 4, 5 e 6, logo são 6 respostas possíveis.
Dividindo o número de casos que satisfariam a condição pelo número de respostas possíveis teremos 4/6, mas nunca devemos esquecer de simplificar a vida! 4/2=2 e 6/2=3, logo, a resposta final é 2/3.
Se tiver ficado confuso só lembra que na é o que eu quero e ns é o que pode dar errado.