se eliminassemos o complemento direto do verbo, como a frase ficaria? teria o mesmo sentido? por que?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
iae mano blz? ent quero saber se vc tem como me ajudar nessa pergunta <3Relate aqui 2 características do grupo social dos patrícios, na Roma Antiga.<3
Resposta:
Tem mais de uma resposta possível
Explicação:
Se excluir o objeto direto "os brasileiros", a frase ficaria: "Precisamos lembrar de que cidades são a solução." A frase perderia seu sentido gramaticalmente, pois os verbos transitivos diretos exigem um completo (pois estão em trânsito), assim alguém poderia perguntar "lembrar o quê?".
Porém se a preposição "de" também for retirada: Precisamos lembrar que cidades são a solução." O objeto seria o oração subordinada substantiva objetiva direta "que cidades são a solução." e o sentido seria que é necessário lembrar o fato de as cidades serem a solução.
Caso a frase ganhe o pronome "nos" substituindo a palavra os brasileiros: "Precisamos lembrar-nos de que cidades são a solução." Nesse caso, é que nós, brasileiros, precisamos lembrar que cidades são a solução, nessa situação, o sentido permaneceria pois o verbo "lembrar-se" vem acompanhado da preposição de, enquanto sua forma sem o pronome reflexivo "lembrar" não tem essa preposição, sendo, portanto, um verbo transitivo direto (VTD).