História, perguntado por dslopes2003, 8 meses atrás

(Unifesp) A repressão às manifestações dos trabalhadores do campo e da cidade foi uma das consequências mais imediatas e evidentes da chegada dos militares ao Palácio do Planalto. Houve intervenção nos sindicatos, prisão dos líderes mais destacados, fechamento – por decreto – de sindicatos rurais, além da proibição da existência de entidades intersindicais (...). O controle sobre a economia, a censura imposta aos meios de comunicação, a legislação antigreve, as restrições à livre manifestação permitiram comprimir significativamente os salários.

(Tania Regina de Luca. Indústria e trabalho na história do Brasil. São Paulo: Contexto, 2001.)

O texto trata da ação repressiva durante o regime militar brasileiro (1964-1985). Indique

a) duas características do regime militar brasileiro na relação com os movimentos sociais e a oposição.

b) a relação, estabelecida pela autora, entre autoritarismo político e compressão salarial.

Soluções para a tarefa

Respondido por renatocarsantanna
64

Resposta:

a) O regime militar suspendeu direitos constitucionais e criou muitos obstáculos ao exercício da cidadania. Movimentos de oposição e resistência foram duramente reprimidos. Entre as características do regime em sua relação com os movimentos sociais e oposição podem ser mencionados:  suspensão dos direitos políticos dos cidadãos; cassação de mandatos parlamentares; eleições indiretas para governadores; dissolução de todos os partidos políticos e criação de duas novas agremiações políticas, a Aliança Renovadora Nacional (Arena) – governista –  e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) – oposicionista – com os limites definidos pelo regime. Em 1968, foi promulgado o Ato Institucional nº 5 (AI-5), que fechou ainda mais o sistema político. O AI-5 aumentou o espaço de atuação do aparelho militar repressivo e diminuiu ainda mais o espaço da oposição e dos direitos dos cidadãos.

b) À medida em que os sindicatos não podiam atuar livremente e a mobilização de trabalhadores foi restringida, estabeleceu-se uma política contínua de arrocho salarial. Sem possibilidade de fazer greves, os trabalhadores viram diminuir seu poder de compra, aumentando o lucro dos empregadores e uma expansão econômica que acabou por aumentar as desigualdades sociais. A restrição imposta pelo regime militar à mobilização dos trabalhadores relaciona-se com a política de arrocho salarial, por favorecer a instalação de empresas estrangeiras no país, pois estas disporiam de mão de obra a baixo custo e sem ter que enfrentar eventuais reivindicações de trabalhadores. Promover-se-ia assim o desenvolvimento, como ocorreu à época do “Milagre Econômico” (1968-1973), porém ao custo de os salários terem reduzidos seu poder de compra, sem que os trabalhadores reclamassem correções.

Explicação:

Resposta do Plurall


lulukinha23: muito obrigada, ajudou de mais
Respondido por martinkoliveira
3

a) A seguir, analisaremos duas características do regime militar brasileiro na relação com os movimentos sociais e a oposição:

  • Suspensão dos direitos políticos dos cidadãos;

  • Dissolução de todos os partidos políticos.

b) A seguir, analisaremos a relação que a autora faz entre autoritarismo político e compressão salarial:

Assim que os sindicatos foram deixando de atuar com liberdade e os trabalhadores tiveram a sua mobilização reduzida, começou uma política de arrocho salarial, onde os empregadores lucravam mais.

Como os trabalhadores não podiam fazer greves, tinham de aceitar as condições impostas e continuar trabalhando. Com isso, empresas estrangeiras passaram a se instalar no país, em busca de mão-de-obra barata sem qualquer oportunidade de reclamação.

Veja questão relacionada em:

https://brainly.com.br/tarefa/1330957

Anexos:
Perguntas interessantes