Biologia, perguntado por jucenha983, 7 meses atrás

Se, devido a algum ingúrio, as cordas tandinas da válvula tricúspide são parcialmente não funcionais, então qual é o efeito imediato?
O fluxo de sangue para a artéria pulmonar será reduzido ou o sangue tende a fluir para o átrio esquerdo.​

Soluções para a tarefa

Respondido por AlfieSolomons
2

O fluxo de sangue para a artéria pulmonar será reduzido .

Explicação:

Cordas tendíneas são cordões tendinosos resistentes que basicamente conectam os músculos papilares às válvulas cardíacas. Os músculos papilares estão presentes nos ventrículos. No ventrículo direito, cordas tendíneas conectam os músculos papilares às cúspides ou folhetos da válvula tricúspide. (estes também conectam os músculos papilares do ventrículo esquerdo à válvula bicúspide). Mas vamos nos concentrar apenas na tricúspide por enquanto.

O coração tem suas válvulas que suportam o fluxo unidirecional do sangue. Uma dessas válvulas é a válvula tricúspide, também chamada de válvula atrioventicular direita. Está presente entre o átrio direito e o ventrículo direito e evita que o sangue volte para o átrio direito.

Conforme o átrio direito se contrai para derramar o sangue no ventrículo direito. Em seguida, os músculos papilares, juntamente com as cordas tendíneas, se contraem para abrir a válvula tricúspide e permitir que o sangue desça para o ventrículo direito. À medida que o ventrículo fica cheio de sangue, a pressão sanguínea aumenta. Ao mesmo tempo, os músculos papilares , juntamente com as cordas tendíneas, relaxam e fecham a válvula tricúspide. Conseqüentemente, a válvula tricúspide impede que o sangue flua de volta para o átrio direito presente acima dela. À medida que o ventrículo se contrai, o sangue sai do coração pela válvula pulmonar ou válvula semilunar pulmonar para a artéria pulmonar. A artéria pulmonar origina-se do tronco pulmonar no ventrículo direito e leva o sangue do ventrículo direito aos pulmões para oxigenação.

Assim, as cordas tendíneas funcionam para manter as cúspides da válvula tricúspide em sua posição adequada durante o fluxo de sangue.

Portanto, agora, se considerarmos que as cordas tendíneas da válvula tricúspide tornaram-se parcialmente não funcionais, o efeito imediato seria: o fluxo de sangue na artéria pulmonar seria reduzido.

Espero que ajude...

Perguntas interessantes