Se considerarmos 4 recipientes, cada recipiente com um mol de um gás nobre diferente, sob a temperatura de 0 °C, os quatro gases nobres desconhecidos devem possuir todos a mesma energia cinética. Para identificar os gases nobres de cada recipiente, um físico experimental mediu diversas vezes a velocidade de moléculas retiradas ao acaso de cada recipiente, preenchendo a tabela ao lado com os valores médios das velocidades medidas. Dispondo do gráfico da distribuição de Maxwell-Boltzmann para 5 gases nobres, ele conclui que os gases em cada recipiente eram:
Escolha uma:
a. I: 4He; II: 39Ar; III: 20Ne; IV: 84Kr. Incorreto
b. I: 4He; II: 84Kr; III: 20Ne; IV: 39Ar.
c. I: 131Xe; II: 20Ne; III: 39Ar; IV: 84Kr.
d. I: 84Kr; II: 39Ar; III: 131Xe; IV: 4He.
e. I: 84Kr; II: 4He; III: 39Ar; IV: 20Ne.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a B.
Vemos pelo gráfico que cada gás possui uma velocidade média característica, dada pelo pico máximo de sua curva. No caso do xenônio, por exemplo, ele possui um máximo em torno de 190 m/s, logo, esse é sua velocidade média.
Assim, basta compararmos a velocidade média experimental encontrada com os valores do gráfico para identificarmos os gases.
Vemos que o gás I é aquele com maior velocidade, o qual corresponde ao hélio (He), que possui o máximo de sua curva em torno de 1100 m/s. O gás II corresponde ao criptônio (Kr) que possui o máximo em torno de 230 m/s.
O gás III corresponde ao neônio (Ne), que possui o máximo de sua curva em torno de 500 m/s. O gás IV corresponde ao argônio (Ar) que possui o máximo em torno de 350 m/s.
Espero ter ajudado!