Saúde, perguntado por thalesbedim1, 4 meses atrás

Se acontece um aumento duradouro na carga a que o miocárdio é submetido, como observamos nos organismos dos hipertensos, vamos ver suas células ficarem maiores. Com isso todo o coração aumenta de tamanho. Hipertrofiadas, as células conseguem gerar maior força de contração. Caso a demanda maior do coração não se alivie ou o miocárdio sofra isquemia, ficando com suprimento baixo de sangue devido ao entupimento de uma artéria coronariana, as células vão sofrer lesões. A princípio, essas lesões são irreversíveis e vão passar se o estresse diminuir ou a oclusão da artéria for breve ou incompleta. Contudo o fechamento completo ou prolongado da artéria fará o miocárdio sofrer uma forma de lesão irreversível: o infarto.
ANGELO, Isabela da Costa. Patologia Geral. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.

1) Considerando o processo descrito acima e os fenômenos celulares envolvidos, DESCREVA E EXPLIQUE dois eventos de danos às membranas plasmáticas, como aqueles que envolvem as células e organelas como lisossomos e mitocôndrias, que podem aumentar a sua permeabilidade até um ponto de irreversibilidade da lesão.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
3

O excesso de água no meio pode fazer com que a célula inche ao ponto que as membranas não suportem e rompam, também é possível a falta de líquidos e aumento de solutos no meio, fazendo com que a célula murche e não consiga manter as suas estruturas funcionais.

Lesões membranosas e morte celular

As lesões em membranosas são fatais pois levam ao extravasamento de conteúdo celular, tanto de citoplasma como de organelas e solutos no meio.

Esse extravasamento, além de ser irreversível, induz outras células a morrerem também através da necrosa por conta de enzimas digestivas que estavam contidas nos lisossomos.

Venha estudar mais sobre a membrana plasmática

https://brainly.com.br/tarefa/1662230

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes