História, perguntado por mariannalima351, 8 meses atrás

se a sobrevivência era tao difícil porque os seres humanos nao entraram em extincao ? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Segundo Hublin, a resposta é mais complexa. Sabemos que nosso comportamento ou as circunstâncias em que nos encontramos podem mudar nossa constituição genética. Essas mudanças nos genes também ocorrem quando grandes populações enfrentam desastres devastadoras, como a Peste Negra, no século 14.

Para o arqueólogo, os humanos modernos se beneficiaram de modificações genéticas essenciais. Hoje há evidências que sugerem que nosso DNA mudou depois que nos separamos do ancestral comum que temos com os neandertais.

Geneticistas identificaram dezenas de pontos no nosso genoma que são únicos do Homo sapiens, e vários deles estão envolvidos no desenvolvimento cerebral.

Outros especialistas acreditam que foi esse cérebro hiper-sociável e cooperativo o que nos diferenciou das outras espécies. Da linguagem e da cultura à guerra e ao amor, nossos comportamentos mais típicos sempre têm um componente social.

"Por dezenas de milhares de anos, antes de desenvolverem essas habilidades, os humanos modernos e os outros hominídeos eram mais parecidos, e qualquer espécie poderia ter prevalecido", afirma Conard. "Mas nós acabamos superando o resto e, ao ter uma população maior, as demais se retraíram e acabaram desaparecendo."

Se isso for verdade, a chave da nossa sobrevivência pode ter sido a criatividade.

Mas há ainda outra possibilidade, que não pode ser ignorada: talvez tenhamos continuado na Terra por pura sorte.

Perguntas interessantes