Física, perguntado por yuridamassa7215, 1 ano atrás

Se a ressonancia magnetica é um método é seguro, por que, em raríssimas ocasiões, pacientes sofreram queimaduras durante um exame? Por que alguns pacientes tatuados experimentaram uma sensação de formigamento" ou "coceira" na região das tatuagens e por que alguns sofreram graves queimaduras? Por que o método é proibido ou desaconselhado no caso de pacientes que receberam implantes metálicos (tais como próteses do olho, das pálpebras, dos dentes, de certos implantes de mama e de válvulas cardíacas)? Por que esse tipo de exame não é recomendado para alguém que trabalhou no ramo de fundição ou polimento de metais? Explique e justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por wdsonfarma
1
A ressonância magnética, como o próprio nome já diz, utiliza-se de campos eletromagnéticos intensos para gerar vibrações de moléculas de Hidrogênio no corpo, e tais vibrações e sua intensidade, quando analisada, permitem a formação da imagem em cada plano (veja sobre o fenômeno de reverberação que vc vai entender melhor). A presença de átomos de metal no campo eletromagnético faz com que haja intensa interação entre o metal e o campo, podendo ser perigoso o uso de estrutura metálica na Ressonância, pela potencial atração magnética.
Alguns pacientes, com excessos de metais na pele, como os Tatuados (ja que tem pigmentos de metais na tinta da tatuagem), ou trabalhadores da fundição ou soldagem (ficam resquicios de metais na pele), ou usuários de próteses ou órteses metalicas são facilmente influenciados por esse campo, e tais compostos metalicos certamente serão atraídos, provocando serios acidentes, ou queimaduras, no caso da pele
Perguntas interessantes