Se a estratégia representa os tijolos, a cultura organizacional é a argamassa que mantém as paredes sólidas. A cultura organizacional é o resultado de uma colisão entre pessoas, como elas interagem entre si em um ambiente e como esse ambiente evolui baseado nessas interações. Por essência, uma cultura é feita de pessoas. E quando chega gente nova é natural que ela mude, evolua ou sofra influência pela bagagem trazida pelos novos funcionários de outras culturas que viveram.
SEBRAE. Cultura organizacional: o que é, como se forma e meios de fortalecer. Disponível em: .
Considerando os estudos realizados durante a disciplina, assinale a alternativa que indica corretamente os principais elementos para se conhecer e compreender a cultura de uma organização:
Alternativas
Alternativa 1:
Artefatos, clientes e valores compartilhados.
Alternativa 2:
Artefatos, valores compartilhados e suposições comuns.
Alternativa 3:
Colaboradores, sócios e clientes.
Alternativa 4:
Sócios, clientes e fornecedores.
Alternativa 5:
Sócios, valores compartilhados e cl
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Alternativa 2.
Basicamente, a Cultura Organizacional pode ser analisada a partir dos seguintes níveis:
como um conjunto de preceitos/valores que são compartilhados por cada organização. Nesta dimensão, cada empresa possui a sua Cultura Organizacional.
artefatos (primeiro nível) - representa aquilo que pode ser visto no dia a dia da empresa. Como exemplos, podemos destacar: uniformes dos funcionários e layout da empresa.
valores e crenças (segundo nível) - podem ser representados pelos valores éticos e morais propagados pelos proprietários.
pressupostos (terceiro nível) - são representados pelo modo de fazer as coisas dentro da empresa. Em resumo, representam o velho "saber como as coisas funcionam dentro da empresa".
Até breve!
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Saúde,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás