Filosofia, perguntado por SabinneSavv7686, 9 meses atrás

Se a cultura é entendida como algo que está presente em todos os aspectos da vida social, do ponto de vista da antropologia pode-se afirmar que: A Há determinados fatores externos ao homem, principalmente o meio ambiente, que influenciam fatores psicológicos compondo padrões universais presentes em todas as culturas; B O desenvolvimento cultural é diferente para as sociedades com escrita e sem escrita. C A cultura está relacionada à instrumentos técnicos e à capacidade de acumulação de riquezas, assim, quanto mais desenvolvida uma sociedade, mais rica sua cultura, D O que existem são múltiplas culturas fundamentadas a partir do conhecimento cumulativo e visões de mundo particulares.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
3

A cultura é entendida como algo que está presente em todos os aspectos da vida social, do ponto de vista da antropologia pode-se afirmar que:

D. O que existem são múltiplas culturas fundamentadas a partir do conhecimento cumulativo e visões de mundo particulares.

A Antropologia busca definir resolução para alguns desafios, superando a influência que as ciências físicas e biológicas mantinham sobre as ciências sociais.

Assim, a Antropologia contemporânea pôde adotar uma perspectiva significacional de análise das sociedades.  A cultura passa a ser pensada como um processo pelo qual os homens orientam e dão significado às suas ações através de uma manipulação simbólica que é atributo fundamental de toda a prática humana.

Nesta perspectiva, o conceito de Cultura passa a designar:

- um universo de símbolos que dá estabilidade às relações sociais, constituindo-se numa espécie de rede intersubjetiva de produção de sentidos.

- esse universo se apresenta como parte constitutiva das mesmas, instaurando ordem no aparente caos da vida social.

-  consolida assim, como uma espécie de mapa da vida social, de sistemas entrelaçados de signos, eminentemente convencionais e que formam teias de significação.

- formam um mapa, um programa de codificações e não os comportamentos concretos, que imprime lógicas próprias: não um molde de extensão generalizada, mas um conjunto de regras em constante transformação, que permite a atribuição dos sentidos.

Bons estudos!

Perguntas interessantes