Português, perguntado por giovannadebem19, 11 meses atrás

Scribd
Buscar
Pesquisar
Buscar
Baixar
Salvar A LINHA E O LINHO Para Ler Mais Tarde

Informações
A LINHA E O LINHO
Enviado por Márcia Purcino Penna

A LINHA E O LINHOÉ a sua vida que eu quero bordar na minhaComo se eu fosse o pano e você fosse a linhaE a agulha do real nas mãos da fantasiaFosse bordando ponto a ponto nosso dia-a-diaE fosse aparecendo aos poucos nosso amorOs nossos sentimentos loucos, nosso amorO ziguezague do tormento, as cores da alegriaA curva generosa da compreensãoFormando a pétala da rosa da paixãoA sua vida o meu caminho, nosso amorVocê a linha e eu o linho, nosso amorNossa colcha de cama, nossa toalha de mesaReproduzidos no bordadoA casa, a estrada, a correntezaO sol, a ave, a árvore, o ninho da beleza(Gilberto Gil)1)

Nesse texto, com quem fala o poeta e o que ele revela a essa pessoa ?2)

Um dos primeiros versos sugere que um relacionamento amoroso envolve dois aspectos que se opõem e, aomesmo tempo, complementam-se. Transcreva esse verso e explique sua resposta.3)

Levando em consideração o contexto, explique se as expressões “ ponto a ponto” (verso 4) e “aos poucos”
(verso 5) sugerem a lentidão preguiçosa ou lentidão caprichosa.4)

De que forma o poeta imagina representadas no bordado as situações de conflito que podem ocorrer norelacionamento amoroso? Você acha adequada essa representação?5)

Na sua opinião, a “compreensão” estaria bem representada, no bordado

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
8

1. Os aspectos que se opõe estão no verso "como se eu fosse o pano e você fosse a linha", o que demonstra personalidades opostas, mas que se completam.

2. A expressão “ponto a ponto” e "aos poucos” significam um avanço gradual no relacionamento, que vai se intensificando.

3. O poeta imagina situações no bordado de modo a mostrar que o relacionamento é "costurado" como um bordado; exige esforço e a interligação do casal, de seus planos, atitudes, etc.

4. Sim, o bordado representa bem o relacionamento na forma como Gilberto Gil constrói o poema.

Abraços!

Perguntas interessantes