Sartre, pelo contrário, exprime assim o princípio do existencialismo: a existência precede a essência. Ele toma, ao dizer isto, existentia e essentia na acepção da metafisica que, desde Platão, diz: a essentia precede a existentia. Sartre inverte essa proposição. Mas a inversão de uma frase metafisica permanece metafisica.Martin Heidegger, no ensaio Carta sobre o Humanismo, classifica a filosofia existencialista de Jean-Paul Sartre como pertencente ao horizonte da metafisica e como expressão do humanismo. A crítica de Heidegger é uma resposta ao artigo O Existencialismo é um Humanismo, em que Jean-Paul Sartre classifica o pensamento de Heidegger como existencialista agnóstico.Considerando o texto citado e tendo a perspectiva dos argumentos apresentados por Heidegger para jusGficar a desvinculação de sua filosofia do Humanismo e do Existencialismo, avalie as afirmações a seguir.I.A ex-sistência é subjefividade.II.A substância do homem é a ex-sistência.III.A ex-sistência é um projeto de vida engajado polificamente.IV.O esquecimento do Ser se dá porque o homem só se ocupa do ente.É correto apenas o que se afirma em@‘ I e II. O II e IV. O III e IV.OI, II e III.O I, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Os argumentos apresentados por Heidegger para justificar a desvinculação de sua filosofia do Humanismo e do Existencialismo:
É correto apenas o que se afirma em: II e IV.
Heidegger faz uma crítica a todo o humanismo que tem como base a concepção metafisica de homem, ao afirmar que a metafisica pensa o ser do ente a partir do ente em seu ser, mas não pensa a diferença de ambos.
Nas palavras de Heidegger: "o estar postado na clareira do ser é o que eu chamo a ex-sistência do homem. Este modo de ser só é próprio do homem. A ex-sistência assim entendida não é apenas o fundamento da possibilidade da razão".
Ela também é aquilo pelo qual a essência do homem mantém a origem de sua determinação, isto é, estar lançado no mundo, projetado para fora de si. O valor apropriado à essência do ser humano não está em classificá-lo como animal racional ou em atribuir-lhe fatores transcendentes como a concepção de um corpo que possui uma alma ou espirito.
Heidegger defende que antes mesmo de se pensar em humanismos, deve-se voltar para o ser, isto é, para além do “esquecimento do ser”, para que se possa, de maneira adequada, expressá-lo, pensá-lo com profundidade.
Portanto, para Heidegger, falar de um significado para o conceito de "humanismo" e "existencialismo", a partir do ponto de vista metafísico, não faz sentido algum, pois o homem perdeu suas raízes, afastando-se de sua essência, ou seja, a ex-sistência.
Bons estudos!