Pedagogia, perguntado por Tathyani, 11 meses atrás

São várias as teorias do desenvolvimento e aprendizagem que podem auxiliar os profissionais inseridos no contexto escolar. Algumas dessas teorias, no entanto, se tornam ferramentas mais úteis por serem recorrentes, e estarem mais sintonizadas com os processos de ensino-aprendizagem em si. Uma delas certamente é a epistemologia genética. Considerando os pressupostos desta teoria, analise as afirmativas a seguir e considere (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

I. O conceito de assimilação se refere ao processo do meio em função do indivíduo. Piaget faz vastas considerações sobre a assimilação, concluindo que ela é uma das etapas finais da aquisição cognitiva.
II. O principal objetivo da teoria de Jean Piaget é compreender o desenvolvimento do conhecimento. Por essa razão, a epistemologia genética é conhecida como uma das principais abordagens de “psicologia da criança”.
III. Abstrações elaboradas, síntese de hipóteses e a capacidade de solucionar problemas matemáticos sem a necessidade de elementos concretos não são características do período operatório concreto do desenvolvimento.
IV. No período pré-operatório, que tem início aos dois anos e vai até os sete, o raciocínio da criança não funciona sob uma lógica normal. Ele é demarcado por correlações imediatas, conduzidas por semelhanças perceptuais.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente.
Alternativas
Alternativa 1:
F, F, V, V.

Alternativa 2:
F, V, F, V.

Alternativa 3:
V, V, F, F.

Alternativa 4:
F, V, V, F.

Alternativa 5:
V, F, V, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0

Alternativa 3.

Na assimilação, podemos destacar sua proximidade com as escolas novas e os novos métodos de didática, onde o professor apresenta o conteúdo e o aluno o assimila, não sendo mais o educador o pilar principal na transmissão, devendo o aluno está inteirado nesse processo.


Assim, vemos que Piaget, defende o desenvolvimento cognitivo a partir da maturação biológica, na medida que na assimilação a mente não se modifica, enquanto para o outro autor nossas relações com o meio tem grande interferência ao longo de nossas vidas.

Valeu!


Perguntas interessantes