"SÃO PAULO RECICLA APENAS 7% DOS RESÍDUOS URBANOS QUE PODEM SER RECICLASOS".OQUE VOCÊ E SUA FAMILIA PODEM FAZER PARA CONTRIBUIR COM A RECICLAGEM NA CIDADE DE SÃO PAULO?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não descarte material molhado ou sujo
O lixo reciclável, também chamado de seco, deve ser descartado limpo. É importante tirar os resíduos de comida com um pano de prato ou água antes de levá-los para a lixeira. Além de facilitar a coleta, a limpeza evita o mau-cheiro e insetos no lixo doméstico. Entretanto, não esqueça de secar todo o lixo antes de descartar.
Separe o lixo adequadamente
Além de não misturar o lixo seco e o úmido, é importante separar este último em orgânico e rejeitos, que não podem ser reciclados. O lixo orgânico, sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes pode ser reutilizado até mesmo em casa, na compostagem. Para uma separação mais efetiva, preste atenção em como categorizar o lixo reciclável:
Papel
Todos os tipos de papéis são recicláveis. Eles devem estar limpos e desengordurados, caso contrário viram rejeitos. Na coleta seletiva, a cor do papel é azul.
Plástico
A maioria do lixo que produzimos (90%) é plástico, que pode ser reciclado. Na coleta seletiva, a cor do plástico é vermelho.
Vidro
Não se esqueça de limpar e secar bem antes do descarte. Para a segurança do profissional de coleta, enrole pedaços quebrados no jornal. A cor da coleta do vidro é verde.
Metal
Os metais são os materiais com maior possibilidade de reciclagem no Brasil, contando com uma grande ajuda de catadores. Na coleta seletiva, a cor do metal é amarelo.
Se as embalagens que você for descartar for composta de mais de um tipo de material desmonte-a separando as partes de metal, plástico e vidro e deposite-as nos coletores apropriados.
Conheça que resíduos são recicláveis
Nem todo tipo de lixo é reciclável. Em algumas circunstâncias, o processo ainda não existe, em outras, o valor é muito alto, como é o caso do isopor. Se não houver possibilidade de não utilizar resíduos não recicláveis, deixe-os separados da coleta seletiva. A cor cinza geralmente indica este tipo de descarte.
No caso dos plásticos, por exemplo, as embalagens metalizadas ou celofane não devem ser postas para a reciclagem. Já nos vidros, as embalagens que continham medicamentos, as lâmpadas e os vidros de janelas e de automóveis também necessitam de um descarte especial.
Em alguns lugares, há coleta especial de lixo eletrônico e resíduos perigosos, como pilhas e baterias. Você pode procurar se há algum ponto de coleta na sua cidade.
Saiba o horário da coleta seletiva
Depois de separar todos o seu lixo, não esqueça de fazer o descarte adequado. Cada bairro e cidade têm seus dias específicos para recolhimento de lixo seco e úmido. Nem todos os lugares realizam coleta seletiva
Explicação:
Bons estudos!!!