História, perguntado por LuanSilvaMed1749, 1 ano atrás

Considere o texto abaixo: A emancipação fora conseguida num contexto de violência generalizada, que causara a morte de centenas de milhares de pessoas, em especial na Colômbia, na Venezuela, no México e no Haiti. Os países que sofreram menos baixas foram Brasil, Equador, Paraguai e os da América Central. Os sofrimentos da população foram agravados pelos deslocamentos, como o "êxodo oriental" no Uruguai em 1811 e a fuga em massa dos partidários da independência do Chile, que tiveram de emigrar de Concepción para Santiago em 1817. (DEL POZO, José. História da América Latina e do Caribe: dos processos de independência aos dias atuais. Trad. Ricardo Rosenbusch. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2009, p. 41.) Considerando as informações do trecho acima, os conhecimentos sobre o contexto histórico e os aspectos sociais e políticos da independência dos países latino-americanos e do Caribe, é correto afirmar: a) As políticas liberais que surgiram na década de 1850, no processo de consolidação das independências, favoreceram a aquisição de terras pelas comunidades indígenas. b) Líderes políticos como Bolívar e Bernardo O’Higgins, entre outros, passaram a apoiar a independência do Brasil em 1822, e, sobretudo, incentivaram a instauração do regime monárquico. c) A participação das mulheres nos processos de independência assumiu somente o papel atribuído a elas nesse tipo de conflito, como o de preparar comida para as tropas e cuidar dos feridos. d) Com o fim dos conflitos, os países emancipados da região saldaram as pesadas dívidas que contraíram com os bancos ingleses. e) Somente Cuba e Porto Rico não se emanciparam, permanecendo como colônias espanholas até 1898.

#UFPR
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
4

É correta a alternativa E, o que se explica, em parte, pelo posicionamento geográfico e pela realidade econômica destes territórios: eram ilhas no Caribe, que não podiam contar com o apoio dos países vizinhos (como ocorreu na América do Sul) e nem tinham grande contingente local para vencer a insurreição.

O que permitiu a independência de ambos os países foi o início do processo de imperialismo dos Estados Unidos, que passou a "apoiar" a sua "independência", tendo-a patrocinado para depois se tornarem os "senhores econômicos" destes territórios.

Perguntas interessantes