São múltiplas as maneiras de refletirmos sobre os principais aspectos que conformam as estruturas dos Estados nacionais. Em Gimenes (2018), são destacados o poder, o contratualismo e a dimensão econômica, especificamente com foco no liberalismo. Em se tratando do segundo aspecto, a perspectiva pauta-se no argumento de que o estabelecimento de um contrato entre os indivíduos para a vida em coletividade teria originado o Estado.
GIMENES, Éder Rodrigo. Estado, governo e políticas públicas. Maringá/PR: UniCesumar, 2018.
Dentre os autores contratualistas, o estabelecimento do contrato social tendo os cidadãos como parte integrante do poder soberano e sua condição de liberdade atrelada à obediência às normas foi postulado por:
Alternativas
Alternativa 1:
John Locke.
Alternativa 2:
Adam Smith.
Alternativa 3:
Thomas Hobbes.
Alternativa 4:
Nicolau Maquiavel.
Alternativa 5:
Jean-Jacques Rousseau.
Soluções para a tarefa
O Estado para Rousseau seria o conjunto de indivíduos responsáveis pela elaboração de leis e cumpridores delas, o que significa que a liberdade do povo estaria relacionada à sua obediência às normas por cada cidadão, parte integrante do poder soberano. Isso significaria que o corpo administrativo do Estado seria subordinado ao soberano (povo).
Alternativa correta:
Alternativa 5:
Jean-Jacques Rousseau.
Resposta:
Aternativa 5 = Jean-Jacques Rousseau.
Explicação:
Pág. 25 do livro ,
E quem seria o Estado para Rousseau? O Estado seria o conjunto de indivíduos responsável pela elaboração de leis e cumpridores delas, o que significa que a liberdade do povo estaria relacionada à sua obediência às normas por cada cidadão, parte integrante do poder soberano. Isso significaria que o corpo administrativo do Estado seria subordinado ao soberano (povo).