São muitos os desafios que professores e coordenadores pedagógicos enfrentam: a inserção de cada criança em seus grupos e na escola, as relações entre elas, a gestão da sala de aula levando em conta a diversidade, o respeito às diferentes formas de aprender, a comunicação do trabalho às famílias, entre outros. Nossa tarefa maior, porém, encontra-se no compromisso que firmamos com a aprendizagem e na necessidade de olhar e conhecer cada um de maneira individual e todos ao mesmo tempo, tendo sempre em vista o encontro de possibilidades comuns e singulares de construir conhecimentos.Pérez Gómez (1998) propõe que entendamos hoje a escola como um espaço de "cruzamento de culturas". Tal perspectiva exige que desenvolvamos um novo olhar, uma nova postura, e que sejamos capazes de identificar as diferentes culturas que se entrelaçam no universo escolar, bem como de reinventar a escola, reconhecendo o que a especifica, identifica e distingue de outros espaços de socialização: a "mediação reflexiva" que realiza sobre as interações e o impacto que as diferentes culturas exercem continuamente em seu universo e seus atores.PEREZ GÓMEZ, Angel, (1998). La cultura escolar en la sociedad neoliberal. Madrid: Morata.Esta afirmação tem como visão a A) diversidade histórica. B) diversidade. C) monocultura. D) pluralidade cultural. E) multiculturalismo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
D) pluralidade cultural.
O texto acima procura apontar a importância da pluralidade cultural na formação dos futuros cidadãos, no sentido de explicitar a valorização e o respeito pelas diferenças durante as práticas pedagógicas.
Diante disso, é fundamental que os educadores busquem estas propostas, a fim de que os educandos se tornem conscientes sobre estas características, em uma sociedade tão plural.
cristianecesar:
obrigada...
Perguntas interessantes
Sociologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Administração,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás