São João da Barra – Depois de praticamente acabar com a fauna dos Rios Pomba e Paraíba do Sul, a mancha negra de produtos tóxicos que vazou há oito dias da Indústria de Papel Cataguases, em Minas Gerais, já tinha avançado ontem ao longo de 50 km de extensão e até 10 km de profundidade na casta dos rios, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) […]. Autoridades admitem que ainda não há como estimar as consequências ambientais do acidente, o pior da história do país. Mais de 40 municípios mineiros e fluminenses foram afetados, e o corte de abastecimento de água nos rios atinge mais de 700 mil pessoas desde segunda-feira. Pelo menos 55 mil estudantes estão sem aulas nas escolas estaduais [. ]. Um município fluminense decretou estado de calamidade pública [. ]. WERNEK, F. O Estado de S. Paulo, 6 abr. 2003. O texto menciona uma catástrofe cujas alterações ambientais a) ameaçaram o abastecimento hídrico da região, dificultando o acesso da população à água potável. B) geraram créditos de carbono para a indústria poluente como forma de compensação pelo desastre ambiental. C) intensificaram a regeneração das matas ciliares, presentes em toda extensão da vegetação que segue a margem do rio. D) reduziram a biodiversidade e aumentaram a taxa de natalidade das espécies da fauna marinha, agora livre de pequenos predadores. E) contribuíram diretamente para a elevação da temperatura do planeta, fator ligado ao aquecimento global e ao derretimento das calotas polares
Soluções para a tarefa
A opção que mais se adequa às alterações ambientais provocadas pelo desastre ambiental denominado mancha tóxica é A) ameaçaram o abastecimento hídrico da região, dificultando o acesso da população à água potável.
Para responder essa questão é importante entender sobre o conceito de desastre ambiental.
Desastre ambiental
O desastre ambiental é definido como um acontecimento que possui como resultado uma alteração inadequada do meio ambiente, de modo que haja interferência na biodiversidade, gerando um desequilíbrio entre fauna e flora.
Na questão apresentada, observa-se um desastre natural em rios e mananciais, onde houve a liberação de compostos ricos em mercúrio, ferro, alumínio, sódio, soda cáustica e outros compostos prejudiciais à vida aquática.
Esse desastre gerou uma série de danos, sendo eles:
- Prejuízo no oferecimento de água potável à população que era abastecida pelos rios;
- Dano às matas ciliares que se localizam por toda à margem dos rios acometidos;
- Prejuízo à biodiversidade aquática, como a morte dos peixes e redução da natalidade das espécies da fauna aquática local.
- Contribuição indireta para o aquecimento global e efeito estufa.
Dessa forma, a alternativa que mais se enquadra é a letra A, pois vai ao encontro aos danos apresentados anteriormente.
Aprenda mais sobre desastre ambiental em: https://brainly.com.br/tarefa/15323049.
#SPJ1