São fatores culturais favoráveis à Gestão do Conhecimento: I. A confiança de que a crítica é sempre construtiva. II. A disposição dos móveis na estrutura física de trabalho. III. O estilo participativo e democrático do líder. IV. O diálogo entre os colegas de trabalho. V. Capacitação contínua para desenvolver competências. Assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. b. As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas. c. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. d. Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas. e. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Todas as alternativas estão corretas.
Explicação:
As pessoas tendem a compartilhar conhecimento quando há relação de confiança na organização. Confiança, no contexto da GC, representa confiança na competência dos colegas, de que não há ocultação e sonegação de informação, de que a crítica é sempre construtiva, de que os conflitos são tratados de forma profissional e transparente. Quando há compartilhamento de conhecimento, a política básica é de que as pessoas têm acesso amplo às informações e conhecimento; e há investimentos em tecnologias que aproximam a comunicação entre as pessoas, compartilhamento de informações e contato pessoal. A CO voltada à GC fomenta e pratica o diálogo; os layouts são capazes de influenciar a criatividade, o aprendizado e o clima para a inovação; os espaços são abertos e não hierárquicos, para facilitar contatos informais e comunicação com todos; há celebrações para reconhecimento de ações e
resultados alinhados com valores, metas e objetivos; o estilo de gestão é democrático, sem prejulgamentos, e há oportunidades para testagem de ideias e convivência com erros (TERRA, 2005).
Resultados de pesquisa de Angeloni e Grotto (2009) concluíram que os elementos culturais que influenciam positivamente o compartilhamento do conhecimento são:
a) o espaço físico sem divisórias, pois facilitam o contato; b) a comunicação informal; c) o processo decisório quando as pessoas participam desde a fase inicial da coleta de informações.