são destaque na exploração do petróleo no continente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
onteúdo com até 70% de desconto Conferir
IR PARA CABEÇALHOIR PARA MENUIR PARA CONTEÚDO PRINCIPALIR PARA RODAPÉ
Nova Escola
BuscarBuscar planos de aula, notícias, cursos e mais
MenuFechar Menu
Para se informar
Jornalismo
Box
Acervo das revistas
BNCC na prática
Para aplicar em aula
Planos de aula
Material Educacional
Para se capacitar
Cursos
Formação para redes
Mais
Fale conosco
Gestores escolares
Quem somos
Trabalhe conosco
Seja parceiro
Faça uma doação
Entrar
Crie sua conta e acesse o conteúdo completo. Cadastrar gratuitamente
SALVAR PDFSALVAR NA COLEÇÃO
Petróleo e minério são os destaques da economia africana
Além de possuir um terço do urânio mundial, metade do ouro, dois terços dos diamantes e 10% das reservas estimadas de petróleo, a África tem uma localização privilegiada com acesso aos oceanos Atlântico e Índico
POR:Ana Rita Martins
01 de Maio | 2010

RESERVAS NATURAIS Maior exportador de petróleo do continente, Angola apresentou um salto econômico
A África não pode mais ser vista como um continente absolutamente miserável. Ao lado de muitos países atrasados economicamente, alguns se destacam: Angola, Nigéria, Guiné Equatorial, Chade, Camarões, República Democrática do Congo e Congo. Exportadores de petróleo e minérios, eles fizeram com que, desde os anos 2000, o Produto Interno Bruto (PIB) africano registrasse um crescimento anual médio de 5%. A importância do continente é estratégica. Além de possuir um terço do urânio mundial, metade do ouro, dois terços dos diamantes e 10% das reservas estimadas de petróleo, ele tem uma localização privilegiada com acesso aos oceanos Atlântico e Índico.
A mudança de patamar das nações que sobressaem se deve, sobretudo, às recentes relações comerciais estabelecidas com os países mais ricos. Até os anos 1960, muitas nações africanas ainda eram colônias e tinham uma economia baseada em transações comerciais internacionais, na maioria das vezes desfavoráveis. Com os movimentos de independência, elas se tornaram protagonistas de seus próprios processos políticos e econômicos e passaram a negociar suas riquezas em condições mais vantajosas. Assim, foi possível, por exemplo, desenvolver tecnologias para a extração de minérios e petróleo por meio de parcerias com investimentos externos ou de empréstimos tomados de organismos internacionais.
Resposta:
Atualmente, o petróleo é a fonte energética mais utilizada no mundo, correspondendo a 43% do total. Ele é composto por uma complexa combinação de hidrocarbonetos, sendo obtido através de depósitos fósseis no fundo do mar ou em grandes profundidades continentais. Vários países possuem reservas de petróleo, no entanto, sua distribuição ocorre de forma muito desigual no planeta.
O Oriente Médio é a região que abriga as maiores reservas mundiais de petróleo (cerca de 65%), com destaque para a Arábia Saudita, que é a maior produtora mundial. Outros locais onde há grande produção de petróleo são: golfo do México, sul dos Estados Unidos, lago de Maracaibo (Venezuela), Sibéria (Rússia), golfo de Bohai (China), Ásia central (região do Cáucaso) e na costa ocidental da África.Principais países produtores de petróleo
Plataforma petrolífera no Brasil
Plataforma petrolífera no Brasil
Atualmente, o petróleo é a fonte energética mais utilizada no mundo, correspondendo a 43% do total. Ele é composto por uma complexa combinação de hidrocarbonetos, sendo obtido através de depósitos fósseis no fundo do mar ou em grandes profundidades continentais. Vários países possuem reservas de petróleo, no entanto, sua distribuição ocorre de forma muito desigual no planeta.
Arábia Saudita, Estados Unidos, Rússia, Irã e México são responsáveis por aproximadamente 40% da produção de petróleo. Também estão na lista dos grandes produtores a China, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, Kuwait, Brasil, Noruega, Nigéria, Iraque, Líbia, Equador, Cazaquistão e Argélia.
Alguns desses países integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Essa organização visa controlar o volume de produção, com o objetivo de alcançar os melhores preços no mercado mundial. Os países membros da Opep possuem cerca de 70% das reservas mundiais de petróleo.
Com a descoberta da camada pré-sal, o Brasil poderá triplicar sua produção, passando a ter a 16° maior reserva petrolífera. Conforme estimativas da Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras), o país alcançará a marca de 50 bilhões de barris.
Explicação:
espero ter ajudado