Biologia, perguntado por LucimaraRafa, 6 meses atrás

São chamados de genes codificantes de proteínas todos os segmentos de uma molécula de DNA que contém um código (para a produção dos aminoácidos) além de sequências reguladoras para a expressão, embora no genoma humano existam grandes genes não codificantes e sequências intergênicas que se intercalam aos segmentos codificadores. Assinale a alternativa correta sobre a definição de éxons e íntrons, respectivamente:


A.
Éxons são as porções não-codificantes do gene e íntrons são as codificantes. Os éxons são retirados do RNA mensageiro (RNAm) final.


B.
Éxons são as porções codificantes do gene e íntrons as não-codificantes. Os íntrons são retirados do RNA mensageiro (RNAm) final.


C.
Éxons são as porções não-codificantes do gene e íntrons são as codificantes. Os íntrons são retirados do RNA mensageiro (RNAm) final.


D.
Éxons são as porções codificantes do gene e íntrons as não-codificantes. Os éxons são retirados do RNA mensageiro (RNAm) final.


E.
Éxons são as porções codificantes do gene e íntrons as não-codificantes. Os éxons e íntrons permanecem no RNA mensageiro (RNAm) final.


LucimaraRafa: Letra C é a resposta correta

Soluções para a tarefa

Respondido por brunaamottaa
14

Resposta:

Éxons são as porções codificantes do gene e íntrons as não-codificantes. Os íntrons são retirados do RNA mensageiro (RNAm) final.

Explicação:  

As sequências codificantes do DNA são chamadas de éxons (região codificadora, que determinará a sequência de aminoácidos na proteína final) que são intercaladas por regiões não codificantes de proteínas, chamadas de íntrons (que são inicialmente transcritas em RNA no núcleo, mas não estão presentes no mRNA final no citoplasma, não sendo representada no produto proteico final). Em muitos genes, o tamanho cumulativo dos exons é muito menor que o de íntrons.


priscilaterapeuta: está correta!
barbosarayane444: letra A
Perguntas interessantes