Santomé (2013) afirma que quando são feitas análises sobre a qualidade das informações veiculadas nos livros didáticos com maior presença nas escolas da sociedade espanhola, é fácil detectar até nove tipos de preconceitos nos textos que falam da realidade dos alunos, distorções informativas que dão lugar a outras tantas intervenções curriculares as quais ele considera incorretas e que, portanto, é preciso superar. Neste sentido, a intervenção que o autor elenca e diz respeito ao ato de ignorar algumas culturas presentes na sociedade é denominada:
a. Exclusão.
b. Desconexão.
c. Distorção.
d. Psicologização.
e. Segregação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B: Exclusão
Explicação:
Intervenções curriculares que promovem a exclusão são aquelas nas quais as culturas presentes na sociedade são ignoradas; nas quais pode-se constar por meio dos materiais curriculares, das bibliotecas e dos recursos educativos em geral, que existem silêncios muito significativos sobre as realidades que formam nosso mundo. Eliminado sua presença e suas vozes se facilita a reprodução dos discursos dominantes de cunho racista, classista, sexista, homofóbico etc.
Resposta:
b) Exclusão.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
Intervenções curriculares que promovem a exclusão são aquelas nas quais as culturas presentes na sociedade são ignoradas; nas quais pode-se constatar por meio dos materiais curriculares, das bibliotecas e dos recursos educativos em geral, que existem silêncios muito significativos sobre as realidades que formam nosso mundo. Eliminando sua presença e suas vozes se facilita a reprodução dos discursos dominantes de cunho racista, classista, sexista, homofóbico etc.