Sandra, uma paciente de 29 anos, compareceu por alguns dias à unidade básica de saúde (ubs) do seu bairro com queixa de falta de ar e chiado no peito, além de dor de dente e uma úlcera na cavidade oral. Passou por consulta e foi medicada, porém, o quadro de dor de dente e a úlcera permaneceram
Soluções para a tarefa
Diante do quadro clínico de Sandra e a assistência prestada, podemos considerar que a paciente não obteve um atendimento integral na unidade de saúde básica, visto que o local não estava capacitado para resolver o problema de Sandra diante de suas queixas.
A unidade deixou claro a incapacidade do serviço em cumprir o princípio da resolubilidade, um princípio estabelecido pela organização do Sistema Único de Saúde.
Portanto, o gabarito para esta questão é a alternativa B.
Caracterizando os Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)
Sabemos que o Sistema Único de Saúde é altamente importante para toda a população, pois permite acesso à saúde para a população em geral, de modo igualitário e gratuito.
Destacaremos a seguir seus princípios:
- Equidade
Universalidade - Integralidade
Complemento do enunciado:
Pode-se afirmar que Sandra teve assistência integral?
a. Sim, pois, de acordo com o princípio da universalidade, foi cumprido seu direito de saúde, ou seja, foi garantida a atenção à saúde por parte do sistema.
b. Não, pois não foi cumprido o princípio da resolubilidade.
c. Sim, pois Sandra foi atendida seguindo o preceito constitucional que diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas.
d. Sim, uma vez que essa ação está dentro da capacidade dos serviços em oferecer a uma determinada população todas as modalidades de assistência.
e. Sim, pois Sandra recebeu atendimento baseado nas ações e serviços de saúde, executado isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado.
Entenda mais sobre o Sistema Único de Saúde aqui:
brainly.com.br/tarefa/48348659
#SPJ4