O positivismo foi criado por auguste comte e afirmava que o único conhecimento realmente válido seria aquele pautado na ciência, sendo a ordem e o dever os requisitos mais importantes para se alcançar o progresso, podendo ter caráter extremamente rígido e duro. Sabidamente, essa corrente filosófica exerceu forte influência na política brasileira, que, consequentemente, afeta também a educação, a qual reflete o pensamento nos modelos militaristas e esportivistas. Ciente de todos esses movimentos sociais, educacionais e filosóficos da educação brasileira: disserte, em uma lauda, sobre a relação entre as ideias positivistas e as metodologias militaristas e esportivistas utilizadas na educação física. Mostre os pontos de convergência e divergência com as teorias críticas da aprendizagem, inspiradas nas ideias de karl marx
Soluções para a tarefa
Diferente de Augusto Comte, Karl Marx possui ideias mais progressistas, com inspiração nos ideais da Revolução Francesa, com a ideia de liberdade e igualdade entre todos e para que a sociedade desigual seja assegurada à educação para todos.
Positivismo
O positivismo foi uma corrente sociológica que surgiu no século XIX, fundada por Auguste Comte, que defendia a aplicação de métodos científicos baseados na experimentação como única forma de propiciar um conhecimento verdadeiro sobre a sociedade. Toda essa busca pelo conhecimento tinha o propósito de alcançar a ordem e progresso, por meio da ciência.
A Educação Física é baseada nos conhecimentos da concepção positivista. A Educação Física compreende melhor o ser humano, que não basta praticar as atividades, é preciso compreender a ação.
No período da ditadura, militares se beneficiaram com essa linha filosófica. A prática esportiva foi disseminada e incentivada pelo governo, com o objetivo de reduzir os custos com a saúde, sendo algo privado, individual e competitivo, visando os resultados.
Saiba mais sobre positivismo em: https://brainly.com.br/tarefa/20615658
#SPJ4