Química, perguntado por Gabriele1243, 10 meses atrás

Sal e açúcar são ingredientes que não podem faltar em receitas culinárias. O sal de cozinha é constituído, principalmente, por cloreto de sódio, NaCℓ, e o açúcar por sacarose, C12H22O11. A utilização dessas substâncias na cozinha está relacionada com suas propriedades físicas, especialmente, a solubilidade em água. Mas seu comportamento sob aquecimento é igualmente aproveitado: o cloreto de sódio, que tem temperatura de fusão igual a 801°C, não se funde na chama do fogão a gás, enquanto a sacarose, cuja temperatura de fusão é 189°C, decompõe-se a partir de 231°C, o que permite o preparo de deliciosas caldas e caramelos.

A fusão da sacarose, que precede a caramelização, ocorre em temperatura muito inferior àquela do cloreto de sódio, porque

A- a chama do fogão proporciona aquecimento de cerca de 300°C
B-a força de atração entre as moléculas de sacarose é menor.
C-o cloreto de sódio é usado na conservação de alimentos.
D-o sabor do açúcar é completamente diferente do sabor do sal.

Soluções para a tarefa

Respondido por aironvictor
45

Resposta:

Letra B

Explicação:

É a B porque a força de atração entre as moléculas de sacarose é causada por ligação covalente, que é um dos tipos mais fraco de ligação, enquanto que a força de atração nas moléculas do cloreto de sódio são causadas por ligação iônica, que é muito mais forte que a covalente.

Não é a A porque não é essa a causa da fusão da sacarose ocorrer em temperatura inferior a do cloreto de sódio

Não é a C porque não tem nada a ver com o comando da questão

E não é a D pelo mesmo motivo da C

Respondido por MarciaAguilar
5

A fusão da sacarose ocorre em temperatura muito inferior àquela do cloreto de sódio, porque a força de atração entre as moléculas de sacarose é menor, conforme a alternativa b.

  • O sal de cozinha é constituído principalmente por cloreto de sódio (NaCℓ) e tem temperatura de fusão = 801°C.
  • Já o açúcar é constituído principalmente pela glicose (C₁₂H₂₂O₁₁) e tem temperatura de fusão = 189°C.

Essa diferença nas temperaturas de fusão ocorre devido ao tipo de ligação que ocorre nestas moléculas:

A glicose é uma molécula apolar que apresenta ligações covalentes entre seus átomos, ou seja, ocorre compartilhamento de elétrons.

Já o cloreto de sódio é uma molécula polar, que apresenta ligação iônica, quando ocorre o ganho de elétrons pelo cloro (que é mais eletronegativo do que o sódio) e perda de elétrons pelo sódio.

Como a ligação polar apresenta maior força de atração entre os átomos, é necessária mais energia para quebrar as forças intermoleculares, o que demanda mais calor para a passagem do estado sólido para o líquido (fusão).

Portanto, a fusão da sacarose (C₁₂H₂₂O₁₁, TF = 189°C) ocorre em temperatura muito inferior àquela do cloreto de sódio (NaCℓ, TF = 801°C), porque a força de atração entre as moléculas de sacarose é menor, conforme a alternativa b.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes