Sabendo-se que apenas um dos isômeros ópticos da adrenalina possui atividade fisiológica, utilize seus conhecimentos de biologia, física e química para marcar a alternativa correta.
B a adrenalina é uma molécula aquiral.
C no topo da rampa a energia acumulada é cinética.
D a presença de uma base de Lewis faz com que a substância apresente atividade óptica.
E A energia acumulada pelo atleta no topo da rampa é potencial, que é convertida em cinética durante a descida.
Soluções para a tarefa
Resposta correta: Letra E- A energia acumulada pelo atleta no topo da rampa é potencial, que é convertida em cinética durante a descida.
Analisaremos este exercício por eliminação de cada alternativa, sabendo por que cada uma é falsa.
A primeira é incorreta pois o hormônio da adrenalina é produzido na região medular, onde também se encontra o hormônio epinefrina , não na hipófise como diz esta afirmação.
A segunda é falsa porque para que uma molécula tenha um isômero, é necessário possuir um carbono quiral, ou um carbono com quatro substituintes diferentes.
A terceira afirmativa também está errada, pois a energia acumulada no topo da rampa é a energia potencial, considerando que esta afirmação quis dizer no ponto máximo de alcance, que é onde acontece toda a conversão da energia cinética em potencial.
A quarta alternativa também está incorreta pois a definição de base para Lewis é outra, seria correto se fosse base de Arrhenius.
Com isso, nos sobra apenas a última alternativa, sendo esta, a correta.