sabendo que x e y são, respectivamente, as soluções das equações 16^1-3x=(1/4)^2x-6 e 9×3^y-1-3^y=18, então x^y é igual a:
Soluções para a tarefa
Resposta: x^y = 1.
A ideia para encontrar a solução de equações exponenciais é tentar ao máximo deixa a base igual em ambos os membro a fim de igualar os expoentes, pois se, e só se, . O começo da resolução nem sempre é igual em todos os casos; como você verá na equação (ii), no início precisa engendrar mais o raciocínio e só depois volta na história de igualar os expoentes.
Resolvendo a equação (i):
Sem mistérios para resolver essa, só precisa reescrever as potências numa base 4 e multiplicar os expoentes (por conta da propriedade (bⁿ)ˣ = bⁿˣ) para depois igualá-los.
Resolvendo a equação (ii):
Juntando as primeiras duas potências numa só com ajuda da propriedade da potenciação ''bⁿ · bˣ = bⁿ ⁺ ˣ'' (o processo inverso é igualmente válido, como você pode ver logo em seguida) foi possível colocar o fator comum ''3 elevado a y'' em evidência, por essa mesma propriedade. E finalmente, após Isolá-lo foi possível igualar as bases e os expoentes.
PORTANTO, se x = – 1 e y = 2, tem-se que:
Bons estudos e um forte abraço. — lordCzarnian9635.