Sabendo que você já estudou a disciplina de Contabilidade Geral, o contador te questiona: Você está preparado para o desenvolvimento dessas atividades na prática? Após refletir sobre a questão e sobre as tarefas que lhe foram incumbidas, você percebe que ao estudar Contabilidade Geral, aprendeu os conceitos relacionados à natureza das contas, sua classificação e disposição na estrutura patrimonial e, também, as etapas que devem ser seguidas até a estruturação das demonstrações contábeis, portanto, entende que está conceitualmente preparado.
Tendo domínio sobre todos os pontos teóricos quanto ao assunto, você se questiona: Será que conseguirei aplicar todos esses conceitos? As atividades que desenvolvi na disciplina de Contabilidade Geral foram suficientes para eu desenvolver essa habilidade? Com isso, você decide revisitar os exercícios resolvidos no decorrer da disciplina, desde questões objetivas das atividades de estudos, passando pelas atividades extras disponibilizadas pelos professores e no material didático, buscando experienciar novamente as situações propostas nessas atividades.
Após essa experimentação, você percebe que as atividades avaliativas que foram propostas para você na disciplina eram imersivas e te colocaram na posição de responsável pela resolução de problemas, permitindo, além da aplicação dos conceitos, a compreensão do processo contábil. Então, você responde ao contador da empresa que sim, se sente preparado para a execução das tarefas.
A execução do processo contábil exige que alguns procedimentos sejam aplicados, visando sua correta realização. Como exemplo, a utilização do método das partidas dobradas, que permite que a contabilização dos fatos ocorra de forma que reflita a realidade, apresentando fidedignamente as movimentações que esse fato provocou no patrimônio. Todos os acontecimentos que fazem parte do dia a dia da empresa, responsáveis pela movimentação do patrimônio, como: compras, vendas, pagamentos, recebimentos etc., são registrados pela Contabilidade por meio de contas contábeis, seguindo a lógica do método das partidas dobradas. Nesse sentido, as contas patrimoniais são as que representam os elementos componentes do patrimônio. Dividem-se em Ativas (representativas dos Bens e dos Direitos) e Passivas (representativas das Obrigações e do Patrimônio Líquido). Portanto, para que a evidenciação patrimonial ocorra de forma precisa no momento da elaboração das demonstrações, é necessária a correta classificação dessas contas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para manter as contas, uma empresa certamente deve contar com um software de contabilidade. Com base na dimensão, forma jurídica e complexidade da atividade desenvolvida, a empresa pode escolher o software de contabilidade que melhor se adapta às suas necessidades.
A vantagem de um software modular está justamente no fato de que, de acordo com as diferentes necessidades, a empresa pode “adaptar-se” seu sistema de gestão. Começa com um gerenciamento básico, até aos módulos capazes de determinar em poucos passos a situação patrimonial e econômica da empresa e cumprir todas as obrigações fiscais e contabilísticas. Com e emissão das notas fiscais, o software de contabilidade também pode ser integrado por este módulo, que garante a gestão de todo o ciclo de fatura: da geração ao armazenamento de todos os dados dos arquivos XML.
Explicação: