Sabendo que o Na possui número atômico 11 e o Cl 17. Podemos afirmar que para a formação do NaCl: A O Cl doa 1 elétron ao Na, ficando com as camadas de valências complextas. B O Na doa 1 elétron para o Cl, onde ambos os elementos ficam com 8 elétrons na sua última camada. C O Na compartilha 1 elétrom com o Cl. D O Cl compartilha 7 elétrons com o Na. E O Na ganha 8 elétrons do Cl.
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Para entendermos o que acontece, devemos fazer a distribuição eletrônica dos elementos:
- 11Na —> 1s² 2s² 2p6 3s¹
- 17Cl —> 1s² 2s² 2p6 3s² 3p5
Com a distribuição electrônica por níveis de energia acima apresentada, constatamos que:
- O sódio (Na) tem 1 elétron na última camada;
- O cloro (Cl) tem 7 elétron na última camada.
E, sabe-se que a interação entre os elementos químicos tem por objetivo atingir a estabilidade eletrônica, quer seja pela doação, recepção ou compartilhamento de elétrons.
Geralmente, os elementos com no máximo 3 elétrons na última camada tendem a ceder (doar) seus elétrons, formando catións. Enquanto que elementos com 5 a 7 elétrons na última camada tendem a receber elétrons, formando ânions.
Portanto, o Na ao ligar-se com o cloro, doará seu elétron. De modo que ele fique com a configuração eletrônica do gás nobre mais próximo (com oito elétrons na última camada) e, o cloro com 1+7 = 8 elétrons (atinja a estabilidade eletrônica).
Observemos a distribuição electrónica dos elementos pós-ligação:
- Na —> 1s² 2s² 2p6 (3s¹ foi doado); 8 elétrons na última camada (2s² 2p6).
- Cl —> 1s² 2s² 2p6 3s² 3p6 (3p5+1, recebeu um elétron); 8 elétrons na última camada (3s² 3p6)
Letra B.
Espero ter ajudado!