Sabemos que no Cerrado brasileiro ocorrem queimadas, como foram vistas no ano de 2020, o que fez com o que a região que abriga esse bioma sofresse muito tanto no que se refere à fauna e quanto à flora, sem contar os custos humanos. Essas queimadas podem ocorrer de forma natural ou intencional. Diferencie esses dois tipos de queimadas e explique suas consequências para o meio ambiente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Queimadas humanas: são causadas de maneira direta ou indireta pelos seres humanos. Elas podem ser criminosas (quando há intensão de destruir-se uma área) ou acidentais.
Queimadas naturais: promovidas por ações da própria natureza, como as descargas elétricas ou o vulcanismo (por meio da lavas do vulcão em erupção), que iniciam um incêndio, moderado ou extenso.
Explicação:
causas das queimadas
Queimadas florestais prejudicam não apenas o local queimado.
Queimadas florestais prejudicam não apenas o local queimado.
Raios: descargas elétricas podem promover incêndios diretos ou indiretos na natureza ou em áreas de pastagens.
Incendiários: incêndios provocados por pessoas a propriedades alheias, sem motivos específicos.
Queimadas para limpeza: geralmente promovidas por agricultores e pecuaristas, em áreas de pastagens ou de agricultura, para renovação do solo e introdução de sais minerais liberados pela prática. Esses incêndios podem atingir áreas florestais e sair do controle.
Fumantes: incêndios originados por pessoas que fumam e descartam as bitucas de cigarro de forma incorreta.
Fogos campestres: provocados por pessoas que acampam ou estão no campo, desenvolvendo alguma atividade, e fazem uma fogueira, que pode alastrar-se.
Operações florestais: queimadas são causadas por trabalhadores que estão nas florestas, que usam do fogo para alguma finalidade.
Estradas de ferro: queimadas promovidas direta ou indiretamente pelas atividades nas estradas de ferro.
Diversos: incêndios que não se encaixam nos grupos anteriores; queimadas que ocorrem de forma rara ou incomum.
suas consequencias para o meio ambiente sao: Diminuição da biodiversidade. Emissão de gases poluentes na atmosfera, piorando a qualidade do ar. Aumento das doenças respiratórias etc