Sabemos que há semelhanças e diferenças entre a democracia na Grécia Antiga e a exercida, oficialmente, na República Federativa do Brasil nos dias atuais. Sobre isso, assinale a alternativa correta:
A) a democracia ateniense é a mais antiga que se tem notícia. Nela, como na democracia brasileira atual, os cidadãos discutem e tomam decisões sobre os assuntos públicos.
B)na atual democracia brasileira, as deliberações coletivas são tomadas pelo conjunto dos cidadãos que se reúnem no Congresso Nacional para fazer as leis e fiscalizar o Poder Executivo.
C)na Atenas antiga, os cidadãos se reuniam na Ágora para deliberarem sobre assuntos importantes da cidade. Como na democracia brasileira, os cidadãos eram homens e mulheres maiores de 18 anos.
D)no Brasil atual, há pessoas eleitas pelos cidadãos especialmente para decidir sobre os assuntos coletivos. Assim como na democracia ateniense, os estrangeiros fazem parte desse conjunto de cidadãos.
E) na democracia ateniense, os cidadãos se reuniam na Ágora e decidiam os destinos da sua cidade. Já na democracia brasileira atual, os cidadãos elegem os seus representantes e são eles que tomam as decisões.
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta numero 1 :Antes de viver sob o regime democrático, os atenienses tinham suas instituições políticas controladas pelos eupátridas. Por meio de um longo processo histórico, os eupátridas, reconhecidos pela questão da posse da terra, decidiam as mais importantes questões políticas de Atenas.
resposta numero 2 :Após a ocorrência da Primeira Diáspora, Atenas aproveitou de sua posição geográfica privilegiada para firmar relações comerciais com outras cidades-Estado do mundo grego. Com o passar do tempo, os comerciantes e artesãos de tornavam cada vez mais ricos e importantes na economia ateniense. Foi daí que o regime aristocrático dos eupátridas passou a ser questionado em favor de um governo que abrisse portas à participação de outros grupos sociais
resposta numero 3:A democracia ateniense é fundamentada pelos princípios de isonomia, isegoria e isocracia. A isonomia é o princípio em que todos os cidadãos têm os mesmos direitos e deveres perante a lei. A isocracia defende que todos esses cidadãos têm a mesma oportunidade de ocupar os cargos políticos disponíveis no governo. Já o princípio de isegoria garante que todos os cidadãos tenham a oportunidade de serem ouvidos nas assembleias.
resposta numero 4:Não. Somente os homens nascidos em Atenas, maiores de 18 anos, que poderiam ter o direito de participar das discussões e votações que tratavam das questões políticas da cidade. Desse modo, mulheres e estrangeiros, que compunham uma parcela significativa da população, acabavam ficando de fora dos debates que decidiam os destinos daquele lugar.
Resposta:
KAKAKAKAKAKAKAKKAKAKAKAKAKA