Ed. Física, perguntado por carla2541, 8 meses atrás

sabemos que existem diversos sistemas táticos nos esportes uns mais defensivos outros mais ofensivos alguns prezam pela passe de bola e outros buscam jogar em contra ataque quais são as diferenças de sistemas táticos da seleção de 2002 e 2018???

ajudemm!​

Soluções para a tarefa

Respondido por rebecaoliveira96
1

Resposta:

Em 30 de junho de 2002, Marcos; Lúcio, Edmílson e Roque Júnior; Cafu, Kleberson, Gilberto Silva, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos; Rivaldo e Ronaldo brindavam o Brasil com o quinto título mundial. A Seleção era configurada por Luiz Felipe Scolari em um sistema tático com três zagueiros — o 3-5-2. O Correio teve acesso a dois rascunhos táticos feitos à mão por Felipão para Jairo dos Santos, seu observador técnico na Copa de 2002 (ler arte). O sistema, que fracassou com Sebastião Lazaroni na Copa de 1990, mas foi vitorioso na prancheta do patriarca da família Scolari, tinha variáveis para o 3-3-3-1 e o 3-4-2-1.

A vantagem maior de jogar com três zagueiros naquela Seleção era a segurança da defesa, cobertura mais sólida com a minha adaptação ao Edmilson e ao Roque Júnior. Isso deu confiança para a equipe. A outra vantagem é que o Roberto Carlos e o Cafu tinham mais liberdade para subir ao ataque. A gente sabia da qualidade e da força deles. Deu certo. Nós tivemos a melhor defesa, sofremos apenas quatro gols e vencemos todos os sete jogos”, lembra o zagueiro Lúcio em entrevista ao Correio. O brasiliense era um dos titulares de Felipão.

Quinze anos depois, o 3-5-2, inspira seleções candidatas ao título na Rússia, em 2018. Com a bola, é 3-5-2. Sem ela, vira 5-4-1, como se fosse uma sanfona. Atual campeã do mundo e finalista da Copa das Confederações contra o Chile, a Alemanha, de Joachim Löw, está se reinventando. Nas quartas de final da Euro-2016, os germânicos enfrentaram a Itália no 3-5-2, com Höwedes, Boateng e Hummels formando a trinca de beques. Na Copa das Confederações, Joachim Löw usou o 3-5-2 contra a Austrália, o 3-4-2-1 diante do Chile e de Camarões, e o 3-4-3 contra o México. Kimmich, Ginter e Rüdiger são as três torres.

Perguntas interessantes