)
Sabemos que, em virtude da crença no modelo de normalização das pessoas com deficiência que marcou o século XX, as línguas de sinais estiveram, de certa forma, ameaçadas. No entanto, apesar da proibição dessa língua nas escolas de surdos, ela nunca foi extinta. Um dos fatores, que contribuiu para que as línguas de sinais continuassem circulando entre os surdos durante esse período foi:
Alternativas:
a)A existência de associações de surdos que foram fundamentais no uso e difusão da língua de sinais e da cultura dos surdos.
b)A proposta de ensino “oralista”, a qual entendia que a língua de sinais serviria de base ao aprendizado da língua oral.
c)A luta das escolas em articulação com as famílias de surdos pela manutenção da língua de sinais.
d)A constatação de que os surdos não eram capazes de emitir sons da fala.
e)A ineficácia dos métodos de oralizaç
Soluções para a tarefa
Alguém tem as respostas?
Resposta:
Explicação:
1)
O movimento mundial para Inclusão, foi influenciada por documentos internacionais, onde nossa legislação educacional participou e ampliou o acesso a educação de grupos historicamente excluídos com relação a classe, etnia, deficiência e outros grupos. Com base nesse exposto, analise as afirmativas abaixo:
I – O Brasil tem sido signatário de documentos Internacionais desde a década de 90, onde na Declaração Mundial de Educação para Todos em Jontien na Tailândia preconiza que toda criança, jovem ou adulto deve ter condições de aproveitar as oportunidades educacionais.
II – Nossa Constituição Federal de 1988, em seu artigo 205 estabeleceu o direito de todos a educação e fundamentos no paradigma de inclusão.
III –Nossa lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 em seu artigo 59 orienta os sistemas de ensino ao atendimento do aluno com deficiência.
IV – Na resolução CNE/CEB Nº 20/2002, orienta que os princípios humanos que conjuga igualdade e diferença são valores indissociáveis.
São corretas as alternativas:
Alternativas:
a)
I, II, III, IV
b)
I, II, IV
c)
I, III, IV
d)
Somente III
e)
I, II, III
Alternativa assinalada
2)
Assinale a alternativa incorreta:
Alternativas:
a)
O aluno é muitas vezes visto como alguém que apresente déficits, sendo sempre avaliado e marcado por sua maior deficiência.
b)
Indivíduos com deficiência precisam de caminhos alternativos, recursos especiais para melhoria de seu desenvolvimento educacional.
c)
O déficit orgânico não pode ser ignorado, mas sua vida social, o pedagógico abrem possibilidades para o desenvolvimento cultural do sujeito.
Alternativa assinalada
d)
Os indivíduos com Deficiência Intelectual aprendem em tempo diferenciado, de forma diferente, com ritmos próprios.
e)
A prática pedagógica no atendimento do Deficiente Intelectual deve ser de tal forma organizada que em atendimento a sua necessidade empurre a barra que separa normal/ patológico.
3)
Assinale a alternativa correta. A inteligência é caracterizada:
Alternativas:
a)
Pela rapidez de raciocínio.
b)Pela eficiência da aprendizagem
c)
Pelo déficit intelectual.
d)Pelo déficit orgânico
e)
Alternativas A e B são corretas.
Alternativa assinalada
4)
No sistema conceitual da AAMR, de 2002, habilidade Intelectual é considerado como:
Alternativas:
a)
Conjunto de práticas sociais.
Alternativa assinalada
b)
Processamento do contexto sócio cultural.
c)
Capacidade de raciocínio e planejamento.
d)
Capacidade solução de problemas.
e)
Alternativas C e D são corretas.
5)
Vigotski ao considerar que a deficiência não pode ser apresentada por meio de déficits e sim pelo seu potencial, o autor distingue dois tipos de deficiência:
Alternativas:
a)
Primária, que são as malformações e outros defeitos; Secundárias, compreende o desenvolvimento do sujeito que apresenta estas características com base em suas interações sociais.
Alternativa assinalada
b)
Primária e Secundária, onde ambas se completam.
c)
Dois tipos de deficiência: Idiotia e defeito, termos usados pelo autor.
d)
Deficiência primária, desenvolvimento do sujeito em suas interações; Deficiência secundária, as alterações cromossômicas.
e)
Nenhuma alternativa correta.