Sabemos que as metodologias de avaliação dos impactos ambientais devem identificar, prever a magnitude e interpretar a importância dos impactos ambientais. Sendo assim, qual das alternativas, a seguir, não é considerada um objetivo de uma AIA? Alternativas Alternativa 1: Determinar se os impactos são decorrentes de fonte direta e indireta. Alternativa 2: Determinar se os impactos são decorrentes de fonte pontual ou difusa. Alternativa 3: Determinar a temporalidade do impacto. Alternativa 4: Determinar se os impactos são benéficos ou não. Alternativa 5: Devem ter linguagem clara e direta.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a Alternativa 5: Devem ter linguagem clara e direta. Incorreto. Trata-se de uma boa prática mas não é um objetivo do AIA. A Linguagem clara e direta deve ser inserida no relatório, porém a avaliação de impacto ambiental é composta por linguagem técnica, científica e com conteúdos legislativos.
Alternativa 1: Determinar se os impactos são decorrentes de fonte direta e indireta. Correto, através de avaliação sistemática das denominadas áreas de influência.
Alternativa 2: Determinar se os impactos são decorrentes de fonte pontual ou difusa. Correto, de forma a contribuir para melhorar a fiscalização sobre a fonte que gera impacto no ambiente.
Alternativa 3: Determinar a temporalidade do impacto. Correto, para poder mensurar se o caráter do impacto é reversível ou não.
Alternativa 4: Determinar se os impactos são benéficos ou não. Correto, o intuito é avaliar se os impactos são negativos ou positivos para a natureza após o diagnóstico de especialistas ambientais.
Bons estudos!