Sabe-se que o sistema capitalista é mutável e se adaptou a diversas situações econômicas no decorrer da história. Porém, algo não muda nesse sistema: as desigualdades promovidas por ele. No capitalismo, para que haja um pequeno grupo que concentra poder e riqueza, é preciso que existam muitas pessoas pobres e exploradas.
Sobre o sistema capitalista e suas mudanças, é correto afirmar que
A
esse modelo econômico possui certa semelhança com o feudalismo, ou seja, tinha o poder quem tinha terra.
B
o capitalismo industrial teve início com as Grandes Navegações nos séculos XV e XVI.
C
o capitalismo financeiro é mais recente e está baseado em empréstimos bancários e na formação de corporações transnacionais.
D
com o capitalismo comercial e as Grandes Navegações, teve início o processo chamado de globalização econômica.
E
foi com as Grandes Navegações que o sistema capitalista formou monopólios, cartéis e trustes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Você certamente sabe que vivemos em um mundo capitalista, mas afinal, o que isso significa? Quais são as características da nossa sociedade hoje que fazem com que nossas economias sejam consideradas capitalistas? Nós já te contamos como o sistema capitalista surgiu e por quais fases o capitalismo passou desde seu início, em meados do século XV – se ainda não viu, vai lá conferir!
Agora, o Politize! vai te explicar o que é o capitalismo, como ele funciona e quais são as principais vantagens e desvantagens desse modo de produção, adotado na maior parte dos países do mundo.
O que é capitalismo?
O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.
Há duas classes sociais principais nesse sistema: os capitalistas (ou burgueses) e os proletários (ou trabalhadores). Os capitalistas são os donos dos meios de produção, eles empregam os trabalhadores e a eles pagam salários. Os proletários, por sua vez, oferecem sua mão-de-obra para realizar determinado trabalho em troca de uma remuneração. Podemos dizer que o capitalismo é o oposto do socialismo, pois este defende a propriedade social dos meios de produção – não a propriedade privada.
No capitalismo, a comercialização dos produtos é realizada em um mercado livre, com pouca ou nenhuma interferência do Estado. Nesse caso, as empresas vendem seus produtos conforme as leis da oferta e da demanda. Ou seja, conforme a quantidade de produtos que são produzidos e estão em estoque, e também de acordo com a procura dos consumidores pelos serviços e bens de consumo.
R: B
Explicação:
espero ter ajudado