História, perguntado por aks193, 5 meses atrás

como os textos sagrados são utilizados no cristianismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasmrdorigatti
3

Resposta:

Livros sagrados são conjuntos de textos que são considerados de inspiração divina ou recebidos diretamente de Deus. Também são, muitas vezes, referenciados como sagradas escrituras ou, simplesmente, escrituras.

Uma página do Sutra do Diamante, publicado no ano nono da Era Xiantongue da Dinastia Tangue, ou seja, 868

Entre os mais antigos, estão o Rigveda, do hinduísmo, que terá sido redigido entre 1 500 e 1 300 a.C.. A primeira escritura impressa para distribuição em massa foi o Sutra do Diamante, um texto budista, de que é conhecida uma edição de 868 d.C.

Textos

Muitas religiões possuem textos sagrados. Entre os mais conhecidos, estão as diversas Bíblias cristãs, o Alcorão islâmico, o Torá juda

Uma página do Alcorão, de Alandalus, do século XII

Livros

Os livros sagrados são obras literárias presentes nas principais religiões cujos autores teriam recebido uma possível revelação Divina. Na opinião dos adeptos das respectivas religiões, tais autores eram pessoas iluminadas, que podiam se comunicar com as divindades inspiradoras. São considerados profetas, muitas vezes.

São exemplos de livros sagrados (de acordo com a respectiva religião):

Livros sagrados por religião

Budismo

O Livro Tibetano dos Mortos

Sutra do Coração

Sutra do Diamante

Sutra do Lótus

Tripitaca

Abidarma

Suta Pitaca

Darmapada

Confucionismo

Cinco Clássicos

Clássico da Poesia

Clássico dos Ritos

I Ching

Os Anais de Primavera e Outono

Shujing

Quatro Livros

Analectos de Confúcio

Cristianismo

A Bíblia

O conteúdo das Bíblias cristãs difere por denominação.

O Cânone de Trento define uma lista canônica de livros da Bíblia Católica que inclui todo o cânone de 73 livros reconhecido pela Igreja Católica, incluindo os livros deuterocanônicos. (Nas versões da Vulgata latina, 3 Esdras, 4 Esdras e a Oração de Manassés estão incluídos em um apêndice, mas são considerados não canônicos).

A maioria das Bíblias protestantes inclui os 24 livros da Bíblia Hebraica (os livros protocanônicos) divididos de forma diferente (em 39 livros) e os 27 livros do Novo Testamento com um total de 66 livros. Algumas denominações (por exemplo, anglicanismo) também incluem os 15 livros apócrifos bíblicos entre o Antigo e o Novo Testamento, com um total de 81 livros.

As Bíblias grega e ortodoxa oriental incluem os anagignoskomena, que consistem nos deuterocanônicos católicos, mais 3 Macabeus, Salmo 151, a Oração de Manassés e 3 Esdras; O Quarto Livro dos Macabeus é considerado canônico pela Igreja Ortodoxa da Geórgia. A Septuaginta, a tradução grega do Antigo Testamento, é oficial.

A Igreja do Oriente inclui a maioria dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento que são encontrados na Peshitta (a versão siríaca da Bíblia). O Novo Testamento em versões modernas contém os 5 livros disputados (2 Pedro, 2 João, 3 João, Judas e Apocalipse) que foram originalmente excluídos.

Na Ortodoxia Oriental, o cânone bíblico difere em cada Patriarcado.

A Igreja Ortodoxa Apostólica Armênia incluiu várias vezes uma variedade de livros no Novo Testamento que não estão incluídos nos cânones de outras tradições.

A Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo e a Igreja Ortodoxa Eritreia aceitam vários livros de acordo com os Cânones Estreito ou Mais Amplo, mas sempre inclui todo os deuterocanônicos católicos, a Oração de Manassés, 3 Esdras, 4 Esdras e O Livro de Josippon. Eles também podem incluir o Livro dos Jubileus, Livro de Enoque, 1 Baruque, 4 Baruque, bem como 1, 2 e 3 Macabeus Etíopes (sem relação com os Livros dos Macabeus). O Novo Testamento contém os Sinodos, os Livros da Aliança, Clemente e a Didascalia.

Algumas igrejas sírias, independentemente de serem católicas orientais, nestorianas, orientais ou ortodoxas orientais, aceitam a Carta de Baruque em seu cânone.

Alguns dos primeiros quakers também incluíram a Epístola aos Laodicenses.

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons)

Bíblia

Livro de Mórmon

Doutrina e Convênios

Pérola de Grande Valor

Igreja da Unificação

Bíblia

O Princípio Divino[1][2]

Movimento rastafári

A Bíblia (cânone da Igreja Ortodoxa Etíope)

Kebra Negast

Os discursos e escritos de Haile Selassie I (incluindo sua autobiografia My Life and Ethiopia's Progress).

Doutrinas e Leis

A Bíblia (à esquerda) e o livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras (à direita) servem como pastor da igreja da Ciência Cristã.

Várias denominações cristãs têm textos que definem as doutrinas do grupo ou estabelecem leis que são consideradas obrigatórias. Os grupos consideram que estes variam em permanência de interpretações inquestionáveis de revelações divinas a decisões humanas feitas por conveniência ou elucidação que estão sujeitas a reconsideração

Perguntas interessantes