Sabe-se que, dependendo do ramo de atuação e da estratégia, as empresas podem adotar diferentes modelos de negócios. Osterwalder e Pigneur (2011) afirmam que existem cinco padrões de modelos de negócios. Sobre esses padrões, é correto afirmar que:
a)
o modelo de plataformas multilaterais ocorre quando as mesmas empresas têm vários negócios, mas que atuam de forma independente.
b)
o modelo de cauda longa consiste em oferecer uma alta gama de produtos e não se especializar em apenas um segmento.
c)
o modelo desagregado é aquele que une dois ou mais grupos distintos e dependentes de consumidores, criando valor como intermediário.
d)
no modelo aberto, pelo menos um segmento de clientes é capaz de se beneficiar continuamente de uma oferta livre de custos.
e)
no modelo grátis, a empresa transforma inovações em produtos para outras empresas, um modelo conhecido como inovação aberta.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra b : o modelo de cauda longa consiste em oferecer uma alta gama de produtos e não se especializar em apenas um segmento.
Explicação: Osterwalder e Pigneur (2011) elencaram cinco padrões de modelos de negócios. O primeiro é o modelo desagregado, que ocorre quando as mesmas empresas têm vários negócios, mas que atuam de forma independente. O segundo é o modelo de cauda longa, que consiste em oferecer uma alta gama de produtos e não se especializar em apenas um segmento. O terceiro é o modelo de plataformas multilaterais, que une dois ou mais grupos distintos e dependentes de consumidores, criando valor como intermediária. O quarto é o modelo grátis, em que pelo menos um segmento de clientes é capaz de se beneficiar continuamente de uma oferta livre de custos. O quinto e último é o modelo aberto, em que a empresa transforma inovações em produtos para outras empresas, um modelo conhecido como inovação aberta.
Resposta:
Você acertou! B.
o modelo de cauda longa consiste em oferecer uma alta gama de produtos e não se especializar em apenas um segmento.
Explicação:
Osterwalder e Pigneur (2011) elencaram cinco padrões de modelos de negócios. O primeiro é o modelo desagregado, que ocorre quando as mesmas empresas têm vários negócios, mas que atuam de forma independente. O segundo é o modelo de cauda longa, que consiste em oferecer uma alta gama de produtos e não se especializar em apenas um segmento. O terceiro é o modelo de plataformas multilaterais, que une dois ou mais grupos distintos e dependentes de consumidores, criando valor como intermediária. O quarto é o modelo grátis, em que pelo menos um segmento de clientes é capaz de se beneficiar continuamente de uma oferta livre de custos. O quinto e último é o modelo aberto, em que a empresa transforma inovações em produtos para outras empresas, um modelo conhecido como inovação aberta.