Sabe-se que a folha de pagamento é calculada em horas e, geralmente, o funcionário recebe por 220 horas trabalhadas mensalmente, ou seja, podemos dizer que a mão de obra é um fator de custos mensurado em unidades de tempo. Sobre a mão de obra, analise o conceito a seguir: “Nome que se dá quando a empresa faz algum tipo de medição, visando atribuir a cada produto o tempo exato de mão de obra despendido por cada funcionário no processo de fabricação”. Assinale a alternativa que corresponde ao item conceituado anteriormente:
A Composição da mão-de-obra direta
B Custo da mão-de-obra indireta
C Requisição de mão-de-obra direta
D Apontamento da mão-de-obra direta
E Remuneração da mão-de-obra direta
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Alternativa D) Apontamento da mão-de-obra direta
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece uma carga horária de 220 horas mensais aos empregados. Porém, devido a ociosidade, falta e materiais e demais empecilhos que possam influenciar o processo produtivo o trabalho não cumpre integralmente suas 220 horas mensais de produção propriamente dita.
A fim de mensurar quanto das horas trabalhadas realmente são destinadas a produção e quantas destas horas são destinadas a cada produto as empresas se utilizam da técnica de Apontamento de mão-de-obra direta, que permite:
⇒ Verificar quantos empregados são necessários para elaborar um determinado produto;
⇒ Quanto tempos esses empregados levam para elaborar o produto (horas, dias, semanas).
Espero ter ajudado ;)
Resposta:
LETRA D
Explicação:
A configuração da mão de obra em direta somente se dá quando a empresa faz algum tipo de medição, visando atribuir a cada produto o tempo exato de mão de obra despendido por cada funcionário no processo de fabricação. A essa medição damos o nome de apontamento de mão de obra direta.