História, perguntado por pedrospellman728, 6 meses atrás

Sabe se que a ditadura militar marcou a história do Brasil. É na atualidade ouvimos pessoas da sociedade pedirem o retorno dessa ditadura militar e outras pessoas dizerem que jamais querem o retorno da ditadura. Com suas palavras, descreva o que foi a ditadura militar e quais foram suas principais consequências para a população brasileira

Soluções para a tarefa

Respondido por ImperadorConstantino
73

Primeiramente, é importante explicar que "ditadura" é ausência de democracia, ou seja, os cidadãos de uma nação não podem votar para os representantes do executivo. O Regime Militar é caracterizado como uma forma de poder autoritária, com perseguição política e ideológica, além da ausência de democracia, podemos observar censura em mídias radiofônicas e televisivas, além da promulgação de leis totalitárias, promovendo o exílio e subtração da liberdade.

Respondido por RayanaSE
3

1. A ditadura militar brasileira foi o regime aplicado no Brasil em 1 de abril de 1964 e que perdurou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos presidentes militares. Possuía caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe militar que destituiu o governo de João Goulart, o então presidente eleito democraticamente.

2. A ditadura entoou seu auge de popularidade na década de 1970 com um "milagre econômico", mas também censurou meios de comunicação do país e torturou e exilou dissidentes. Já na década de 1980, como outros regimes militares latino-americanos, a ditadura do Brasil começou a declinar quando o governo não conseguiu mais estimular a economia, controlar a hiperinflação crônica, perdendo apoio popular e elevando um movimento pela democracia no país, as "Diretas Já!".

Ditadura Militar do Brasil

A ditadura militar de 1964 durou 21 anos e utilizou a política econômica do desenvolvimentismo, causando dependência do país por capital estatal, financiado através de empréstimos estrangeiros, gerando extrema inflação no país.

Neste período, segundo a Comissão da Verdade (2014), ocorreram 434 mortes e desaparecimentos. Também produziram 121 mortes de civis e militares durante os ataques armados das guerrilhas intituladas comunistas (em assaltos, atentados a bomba e sequestros).

Para mais informações sobre as ditaduras militares brasileira e chilena, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/35642756

#SPJ5

Anexos:
Perguntas interessantes