ENEM, perguntado por thalitaarlindo3014, 1 ano atrás

S.O.S PortuguêsPor que pronunciamos muitas palavras de um jeito di-ferente da escrita? Pode-se refl etir sobre esse aspectoda língua com base em duas perspectivas. Na primeiradelas, fala e escrita são dicotômicas, o que restringe oensino da língua ao código. Daí vem o entendimento deque a escrita é mais complexa que a fala, e seu ensinorestringe-se ao conhecimento das regras gramaticais,sem a preocupação com situações de uso. Outra abor-dagem permite encarar as diferenças como um produtodistinto de duas modalidades da língua: a oral e a es-crita. A questão é que nem sempre nos damos contadisso.S.O.S Português. Nova Escola. São Paulo: Abril, Ano XXV, n.° 231,O assunto tratado no fragmento é relativo à lín-gua portuguesa e foi publicado em uma revista desti-nada a professores. Entre as características própriasdesse tipo detexto, identifi cam-se as marcas linguísticas próprias dousoregional, pela presença de léxico de determinadaregião do Brasil.literário, pela conformidade com as normas da gra-mática.técnico, por meio de expressões próprias de textoscientífi cos.coloquial, por meio do registro de informalidade.oral, por meio do uso de expressões típicas da ora-lidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
5

c) técnico, por meio de expressões próprias de textos científicos.

O assunto abordado no texto corresponde à língua portuguesa tendo sido publicado em uma revista própria para os professores, de forma que o mesmo se caracteriza por ser do tipo técnico, apresentando expressões próprias de textos científicos.

O texto apresenta alguns termos técnicos, visto que compreende uma revista que se destina a professores de língua portuguesa. Em que os termos presentes no texto, em que é possível ressaltar como técnicos: “dicotômicos”, “código” e “modalidades da língua”.

Bons estudos!

Perguntas interessantes