Rousseau escreveu: “Os compromissos que nos ligam ao corpo social são obrigatórios por serem mútuos, e tal é sua natureza, que, ao cumpri-los, não se pode trabalhar por outrem sem também trabalhar por si mesmo”. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. (Coleção a obra-prima de cada autor). São Paulo. Martin Claret, 2006: p. 49. A partir da citação e de seus conhecimentos sobre o assunto, responda (até 2,0): A) De que forma Rousseau justifica a importância da cidadania? Em que consiste a soberania inalienável para este filósofo? B) Qual é a finalidade do exercício da soberania, segundo Rousseau?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Olá!
Rosseau refletia sobre o homem como um indivíduo que deveria ter um papel importante na democracia e exercício da cidadania.
A partir do exercício da cidadania, o autor observava a condição de progresso, pois a sociedade deve estar organizada a partir de uma série de leis, valores, costumes, e, métodos positivos de punição, o que se liga ao fato de para o autor a soberania ser o povo, ou seja, o poder é do povo e para o povo, pois na medida que os conceitos de soberania popular está no contrato social.
Até mais!
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Direito,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás