Rousseau entendia que “O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”. Explique essa tese e como ela levou à sua concepção de Estado.
Soluções para a tarefa
Para Rousseau, o homem em estado de natureza, tinham poucas necessidades e estas eram então, facilmente satisfeitas. Os homens na natureza, viviam em liberdade e em igualdade.
Considera que a família, como a primeira instituição civil hierarquicamente organizada, como forma de garantir a sobrevivência. A necessidade de garantir a proteção e sobrevivência das famílias, gerou a necessidade de um "pacto social" Esta é a alienação da sua liberdade, visando o bem coletivo.
Porém para Rousseau, o estabelecimento da propriedade privada gerou ganância e desigualdades. Em Rousseau o "pacto ideal" acontece quando o homem além de consentir livremente na formação do estado, também é o seu legislador. Então, povo e soberanos tornam-se indivisíveis.
Rousseau defende a concepção da democracia, isto é, o povo é soberano e é a sua vontade de deve prevalecer, a vontade geral diante dos interesses coletivos está acima dos interesses particulares.
Bons estudos!