Filosofia, perguntado por Steyce1, 1 ano atrás

Rousseau atribui a soberania ao "povo incorporado", isto é, ao povo enquanto corpo coletivo, capaz de decidir o que é melhor para o todo social. Com isso desenvolve a concepção radical da democracia direta, em que o cidadão é ativo, participante, fazendo ele próprio as leis nas assembleias púbicas. Com relação ao pensamento político de Rousseau, analise as afirmações abaixo:
( ) Denuncia a propriedade como uma das causas da origem da desigualdade e, ao desenvolver os conceitos de vontade geral e cidadania ativa, rejeita o elitismo da tradição burguesa do seu tempo.
( ) Rousseau acreditava que o homem por natureza é bom q que os vícios e os males humanos advêm da sociedade.
( ) Rousseau fundamentou a existência do Estado moderno na necessidade de o homem superar a situação de Estado de natureza, de guerra de todos contra todos.
( ) Para Rousseau, o soberano deve possuir poderes ilimitados para estabelecer a paz, pois segundo este filósofo, o fim justifica os meios.
( ) Para Rousseau, o contrato social deveria ser um acordo de homens livres e iguais que abdicariam de interesses particulares em favor do bem comum.

Alternativas:
V, V, V, F, V



F, F, F, V, V



V, V, F, F, V



F, V, F, V, F



V, V, F, F, F

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
2
Bom dia!

(V) Denuncia a propriedade como uma das causas da origem da desigualdade e, ao desenvolver os conceitos de vontade geral e cidadania ativa, rejeita o elitismo da tradição burguesa do seu tempo.
Embora Rousseau estabelece-se novas visões sobre o mundo, que distinguiam-se das perspectvas burguesas hegemônicas, ele ainda manteve-se um pensador ligado à burguesia.

(V) Rousseau acreditava que o homem por natureza é bom q que os vícios e os males humanos advêm da sociedade.
Correto. Diz-se de Rousseau que ele criou a ideia de bom-selvagem, costumeiramente associada aos indígenas das Américas.

(F) Rousseau fundamentou a existência do Estado moderno na necessidade de o homem superar a situação de Estado de natureza, de guerra de todos contra todos.
A ideia de guerra de todos contra todos é pertencente à filosofia hobbesiana.

(F) Para Rousseau, o soberano deve possuir poderes ilimitados para estabelecer a paz, pois segundo este filósofo, o fim justifica os meios.
Falso. A ideia de que o fim justifica os meios não é proveniente de Rousseau, mas de uma leitura INCORRETA da obra de Maquiavel.

(V) Para Rousseau, o contrato social deveria ser um acordo de homens livres e iguais que abdicariam de interesses particulares em favor do bem comum.
Correto. O contrato social é, em Rousseau, uma convergência dos interesses individuais em prol do bem comum.

Abraços!
Perguntas interessantes