Roger Caillois, antropólogo e ensaísta francês, é uma referência importante quando tratamos de jogos. Segundo o autor “um jogo em que fôssemos forçados a participar deixaria imediatamente de ser jogo” (CAILLOIS, 1967, p. 26). CAILLOIS, R. Os jogos e os homens. Lisboa: Cotovia, 1967. Nesse sentido, é correto afirmar sobre o eixo mais importante da obra desse autor: Alternativas Alternativa 1: Fenômeno cultural Alternativa 2: Trabalho Alternativa 3: Organização Alternativa 4: Gratuidade Alternativa 5: Liberdade
Soluções para a tarefa
A resposta correta e a alternativa D, a gratuitade:
... Todas estas caracteristicas conferem, segundo Caillois, um de seus eixos mais importantes: a gratuitade.
Pag. 28 Livro Unicesumar Jogos, Brinquedos e brincadeiras
A alternativa 4 está correta.
Os jogos tradicionais normalmente acontecem durante o cotidiano escolar, são aqueles comuns aos indivíduos, como o jogo com bola, etc.
Os jogos cognitivos são aqueles que auxiliam no desenvolvimento das capacidades cognitivas das crianças, como por exemplo a memorização nos jogos de memória.
Os jogos recreativos são aqueles realizados puramente por lazer, como o pique-pega, etc.
Os jogos de imaginação partem da ludicidade, estimulando a imaginação dos alunos, como mímica.
Os jogos indígenas são os jogos dos povos indígenas, como arco e flecha, entre outros.
Por fim, os jogos pré-desportivos são aqueles jogos tradicionais e recreativos, como os que citamos nos exemplos 1 e 3.