Direito, perguntado por bruninha700, 3 meses atrás

rodrigo, filho único de marcelo e glória, foi criado por seus avós maternos antonieta e olavo, tendo em vista que seus pais faleceram em um acidente de carro quando ele possuía apenas 10 anos. aos 40 anos, quando era casado com júlia, sob o regime da separação convencional de bens, ainda sem filhos, rodrigo veio a falecer por um fulminante ataque cardíaco, mesmo motivo pelo qual seu avô paterno havia falecido com a mesma idade. na véspera do seu falecimento, sua avó paterna, margarida, havia lhe advertido sobre seu acelerado ritmo de trabalho, pedindo-lhe que cuidasse melhor da sua saúde. margarida, antonieta e olavo, junto à viúva júlia sentiram profundamente a morte do querido rodrigo que era, para todos, fonte de inspiração e amparo emocional e material. considerando que rodrigo não fez testamento, é correto afirmar sobre a sucessão dos seus bens que: escolha uma: a. da herança, caberá ½ à avó paterna, a margarida; e ¼ a cada um dos avós maternos, antonieta e olavo. nada será decido à viúva júlia, em razão do regime de bens adotado no casamento com o de cujus. b. toda a herança será destinada à viúva júlia, tendo em vista que os pais do autor da herança já são falecidos e não há direito de representação na linha ascendente. c. da herança, caberá ¼ a cada um dos herdeiros, quem são: a viúva júlia, a avó paterna, a margarida e os avós maternos, antonieta e olavo. d. da herança, caberá 1/3 à viúva júlia; 1/3 à avó paterna margarida; e 1/6 a cada um dos avós maternos, antonieta e olavo. e. da herança, caberá ½ à viúva júlia; ¼ à avó paterna margarida; e 1/8 a cada um dos avós maternos, antonieta e olavo.

Soluções para a tarefa

Respondido por leonardomacedo887
1

Neste caso hipotético de Direito das Sucessões, temos que, a partir do que diz o Código Civil, a herança de Rodrigo será distribuída da seguinte forma, conforme a alternativa "E":

  • 1/2 para a viúva Júlia, pois possuirá a metade na concorrência com avós.
  • 1/4 para a avó paterna.
  • 1/4 para os avós maternos, cada um deles ficando com 1/8.

Por qual motivo foi feita dessa forma a distribuição?

  • Segundo o artigo 1.837, do Código Civil, em sua parte final, o cônjuge concorrerá com ascendentes de maior grau do que o primeiro tendo para si a metade da herança.
  • Já a partir do que reza o § 1º, do artigo 1.836, da mesma lei, temos que as linhas paternas e maternas receberão em iguais partes a herança.

Para ver mais sobre Direito das Sucessões:

https://brainly.com.br/tarefa/10844773

#SPJ4

Respondido por gleyciannitolosa
0

Resposta:

Da herança, caberá ½ à viúva Júlia; ¼ à avó paterna Margarida; e 1/8 a cada um dos avós maternos, Antonieta e Olavo.

Explicação: corrigida pelo

Perguntas interessantes