Robôs trabalhando na linha de produção de fábricas e falando com seres humanos em chats para resolução de problemas. Esses são apenas alguns dos avanços da Inteligência Artificial nos últimos anos. No entanto, a Inteligência Artificial não para de evoluir e desafiar limites. Sobre este assunto, leia a reportagem do G1 a seguir.
AlphaGo, inteligência artificial do Google, é aposentada após vencer melhor jogador de Go do mundo
Vitórias sobre chinês Ke Jie foram 'ponto mais alto que AlphaGo podia atingir como programa competitivo', diz desenvolvedor.
Tem que parar no auge mesmo. AlphaGo, inteligência artificial desenvolvida pelo Google para jogar Go, foi aposentada pelos seus criadores após vencer na semana passada Ke Jie, considerado melhor jogador do mundo na modalidade de jogo de tabuleiro.
Demis Hassabis, CEO da DeepMind, empresa que começou a projetar a AlphaGo em 2014 e foi comprada pelo Google por cerca de US$ 500 milhões, falou sobre a inteligência artificial pendurar suas chuteiras.
"Essa série de partidas emocionantes com os melhores jogadores do mundo, no país onde o Go se originou, foi o ponto mais alto que a AlphaGo podia atingir como um programa competitivo. Por essa razão, esse evento foi o nosso último com a AlphaGo", afirmou Hassabis.
O executivo diz que a equipe de pesquisas da AlphaGo agora irá focar seus esforços em desenvolver algoritmos que possam ajudar cientistas com problemas complexos da humanidade, como "descobrir novas curas para doenças, reduzir drasticamente o consumo de energia ou inventar novos e revolucionários materiais".
As partidas aconteceram no Centro de Convenções de Wuzhen, no leste da China. Na melhor de três de quinta-feira (25), 2 a 0 para a AlphaGo.
Ke Jie, de apenas 19 anos, jogou "perfeitamente" em seus 50 primeiros movimentos, segundo a análise da AlphaGo. Ambos dispunham de três horas cada para pensar suas jogadas.
O jovem se surpreendeu com a estratégia adotada pela inteligência artificial. "O jogo de hoje foi diferente desde o começo", disse Ke. "AlphaGo fez alguns movimentos que eram o oposto da minha visão de maximizar a possibilidade de ganhar. Eu também pensei que eu estava muito perto de vencer o jogo no meio, mas talvez isso não era o que AlphaGo estava pensando. Eu estou um pouco triste, e há um pouco de ressentimento porque eu acho que joguei bem".
Hassabis comentou que o desfecho do jogo era tão imprevisível que a máquina teve de operar em sua máxima capacidade. "Para os primeiros 100 movimentos foi o mais próximo que chegamos de ver alguém jogar contra a versão máster do AlphaGo", afirmou.
A AlphaGo já conseguiu no Go, um jogo com mais de 2,5 mil anos de idade e originado na China, desenvolver novos movimentos que, na opinião de Hassabis, antigo menino prodígio do xadrez, "desafiam milênios de sabedoria tradicional" e ainda podem continuar crescendo.
A AlphaGo que joga contra Ke Jie é uma versão melhorada da que derrotou em 2015, por 5 a 0, o jogador de origem chinesa, mas estabelecido na França, Fan Hui, campeão da Europa. E que em 2016 ganhou por 4 a 1 do sul-coreano Lee Sedol, 18 vezes campeão mundial.
Fonte: G1. Publicada em: 29 maio 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2017.
Com base no texto e no seu conhecimento sobre Inteligência Artificial, escolha a alternativa correta a seguir:
Escolha uma:
a. A Inteligência Artificial desenvolvida pelo Google foi aposentada, porque ficou obsoleta, e agora a empresa estuda uma nova forma de vencer jogos de tabuleiros.
b. A empresa pretende investir em áreas como saúde e energia, que têm implicações práticas para o uso desta ferramenta.
c. A empresa pretende investir em novos jogos, como o Pokémon Go, e assim aumentar a experiência da máquina em termos de interação.
d. A Inteligência Artificial do Google foi aposentada, porque não foi capaz de superar o homem em tarefas complexas como jogos de tabuleiro.
e. O Google optou por não trabalhar mais com Inteligência Artificial, porque entendeu que essa não é uma tendência de mercado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
b. A empresa pretende investir em áreas como saúde e energia, que têm implicações práticas para o uso desta ferramenta.
minamizaki:
correto
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás