Roberto é gestor no setor de contratos de uma empresa pública. Recentemente, ele se surpreendeu com uma situação que envolveu alguns funcionários que trabalham nessa equipe. Houve uma forte discussão entre 3 (três) desses funcionários em razão de que um deles precisava entregar um relatório naquele dia, porém os outros 2 (dois) não haviam postado as informações necessárias para confecção desse documento. Resultado: o bate-boca foi tão intenso que um dos funcionários foi embora muito irritado. Roberto, como gestor, sabe que precisa atuar nos conflitos. Porém, ele não compreende exatamente como os conflitos podem surgir. Para ajudá-lo, você precisa indicar a ele alguns fundamentos sobre conflitos na organização.
Elaborado pelo professor, 2018.
Assinale a afirmativa que melhor representa a origem dos conflitos nos ambientes organizacionais.
Alternativas
Alternativa 1:
O conflito pode ser visto como uma hostilidade entre as partes em busca de um prêmio comum.
Alternativa 2:
Bons gestores não se apegam à origem dos conflitos, pois o mais importante é reprimí-los e, somente assim, não influenciarão no todo organizacional.
Alternativa 3:
Os conflitos podem ter como a sua fonte principal os acordos estabelecidos na linha de produção organizacional.
Alternativa 4:
Não há por que identificar as fontes dos conflitos, já que bons relacionamentos são estabelecidos, desde que as pessoas sejam bem remuneradas por suas atividades.
Alternativa 5:
O conflito pode decorrer da incompatibilidade entre os propósitos que se exteriorizam por meio das ações das pessoas que podem ser percepções, culturas, valores, crenças e saberes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Assertiva V
Explicação:
A assertiva I está incorreta pois quem é vista como uma RIVALIDADE é a competição e não o conflito.
A assertiva II também está incorreta pois abordar a proatividade quando se fala de fontes originárias de um conflito, torna-se pertinente porque a identificação de tais fontes é uma atitude proativa. A partir do momento em que conseguimos encontrar a origem de um conflito, deixamos de correr o risco de tratar somente dos “sintomas” do problema e passamos a focar na causa (origem). E ainda mais, desenvolvemos a capacidade de sanar o problema em suas raízes, de forma que não ocorra novamente.
Com base em Montana e Charnov (2006) que apontam cinco fontes potenciais que podem ser originárias dos conflitos nos ambientes organizacionais: (1) diferenças de metas, (2) competição pelos recursos, (3) falha na comunicação e má interpretação de informações, (4) desacordo quanto aos padrões de desempenho e (5) incongruências da estrutura organizacional. Também está incorreta a alternativa III
Alterantiva IV também incorreta e se justifica pela segunda.
O que percebemos então é que o conflito, em sua essência, pode ser visto como um processo de dissensão entre duas partes ou mais, que acaba de alguma forma modificando a realidade vivenciada. Asseveram Andrade, Alyrio e Macedo (2010) que a ocorrência do conflito decorre da incompatibilidade entre os propósitos que se exteriorizam por meio das ações das pessoas. Ações essas que estão associadas as suas percepções, culturas, valores, crenças e saberes.