Roberto da Matta, em seu livro Relativizando, discute as principais diferenças entre ciências naturais e ciências sociais (e humanas). A compreensão destas questões permite afirmar que:
Enquanto os objetos das ciências naturais podem ser considerados complexos, os objetos das ciências sociais devem ser considerados simples.
Nas ciências sociais o investigador mantém sob controle o objeto de sua investigação, sem que este reaja a suas formulações.
São considerados verdadeiros em ciências sociais apenas os conhecimentos que podem ser reproduzidos em condições controladas.
A principal característica das ciências sociais é o estabelecimento de uma distinção fortemente marcada entre a qualidade do sujeito e do objeto pesquisado.
Nas ciências sociais o conhecimento de outras realidades sociais permite, por contraste, o reconhecimento de elementos do próprio sistema social do pesquisado.
Soluções para a tarefa
A resposta correta está em:
Nas ciências sociais o conhecimento de outras realidades sociais permite, por contraste, o reconhecimento de elementos do próprio sistema social do pesquisado.
O relativismo cultural é uma concepção antropológica que anda na contramão do etnocentrismo, ou seja, ela visualiza as diferentes culturas sem julgamentos, ou discriminação por etnia, gênero ou organização social.
Partindo deste ponto, podemos citar dois exemplos claros de relativismo cultural:
A busca por uma sociedade livre de preconceito;
O não julgamento de sociedades primitivas, como as da idade média.
Diferentemente das ciências naturais, as ciências sociais são capazes de desenvolver questões associadas ao relativismo cultural, no sentido de possibilitar o reconhecimento de elementos do próprio sistema social (Alternativa E).
Diferenças entre Ciências Sociais e Naturais
Ciências naturais são representadas como ciências mais exatas, embora estejam associadas à área da saúde.
Já as ciências sociais buscam o entendimento sobre as realidades sociais, através do contraste, e principalmente, sem possibilidades de julgamento, pelo fato de que cada sociedade apresentava determinados valores.
Mais sobre ciências sociais: brainly.com.br/tarefa/411880
#SPJ3