Robert William Ott, professor da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, apresentou seu sistema de leitura de imagens no Brasil, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), em 1988. Sua metodologia pretendeu “estruturar” a relação do espectador/apreciador com a obra de arte e é conhecida por image watching – olhando imagens. Essa metodologia foi baseada nos escritos de John Dewey e Edmund Feldman e foi estruturada em termos/verbos no gerúndio, ressaltando a ideia de processo, o qual se divide em seis momentos.
Assinale a alternativa que corresponde à CORRETA ordem dos momentos definidos por Robert William Ott:
a. Aquecendo; analisando; descrevendo; interpretando; fundamentando; revelando.
b. Descrevendo; aquecendo; analisando; fundamentando; interpretando; revelando.
c. Revelando; descrevendo; aquecendo; analisando; fundamentando; interpretando.
d. Aquecendo; descrevendo; analisando; interpretando; fundamentando; revelando.
e. Aquecendo; descrevendo; interpretando; analisando; fundamentando; revelando.
RESPOSTA
d. Aquecendo; descrevendo; analisando; interpretando; fundamentando; revelando.
Soluções para a tarefa
A resposta correta sobre os momentos definidos por Robert William Ott é a d)Aquecendo; descrevendo; analisando; interpretando; fundamentando; revelando.
A proposta de momentos que Robert definiu para a análise da arte tem o intuito que o espectador entenda a obra que está vendo. No primeiro momento ele não vai ter as respostas imediadas sobre o que o autor está passando ali, ele precisa refletir a respeito.
Assim, ele diz que o espectador deve primeiro ter a sua curiosidade estimulada "aquecendo" o seu "faro" e suas ideias sobre a obra. Depois disso, ele começará a descrever o que está vendo, analisando cada aspecto do que vê e interpretando esses aspectos, para depois, fundamentar uma ideia da sua interpretação e finalmente, a revelando.
Espero ter ajudado, bons estudos :)
Resposta:
d. Aquecendo; descrevendo; analisando; interpretando; fundamentando; revelando.
Explicação:
pode crer, está certo!