História, perguntado por NatanLeal, 1 ano atrás

Rivalidades Imperialistas na Primeira Guerra Mundial

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
117
Rivalidades Imperialistas

Existiam diversas rivalidades entre as potências industrializadas, o que não seria de estranhar pois o objectivo de cada uma era ser a melhor.

Uma dessas rivalidades imperialistas teve como protagonistas a nação francesa e o Império Alemão. O principal problema entre ambas era o facto da Alemanha ter conquistado a Alsácia e Lorena à França, um importante território para a mesma. Também o desenvolvimento alemão fez com que a nação francesa perdesse imensa da sua preponderância a nível económico que detinha na Europa. O Império Alemão estava a fazer com que a França ficasse para trás, o que não era em nada agradável. Contudo, a última conseguiu apoderar-se de importantes territórios em África, nomeadamente o Norte.

Existia de igual modo uma rivalidade entre o Império Russo a potência japonesa. Os russos detinham uma ambição extremamente forte sobre o mundo Oriental, o que colidiu com o Imperialismo japonês. Esta rivalidade provocou uma guerra entre ambas as potências (1904-1905) da qual sau vitoriosa a potência asiática. O Império Russo detinha de igual modo problemas com o Império Austro-Hungaro, devido à disputa pelos territórios Balcãs.

Com tudo isto vivia-se um autêntico clima de paz armada, isto é, qualquer potência estava rapidamente pronta a atacar. Surgiram assim alianças:
- Dupla Aliança - Império Alemão e Império Austro-Hungaro. Foi a primeira, no ano de 1879.

- Triplice Aliança - Às referidas acima junta-se a Itália (1882).

- Triplice Entente - Grã-Bretanha, França e Império Russo (1907).

As potências faziam de tudo para se protegerem, inovando o seu armamento. Nos balcãs, em Marrocos, no Sudeste africana e no Oriente, o clima de tensão era enorme. A primeira Guerra Mundial não tardou a surgir, tendo começado entre o Império Austro-Hungaro e a Sérvia. Os problemas começaram quando o primeiro anexou a Bósnia-Herzegovina, território desejado pela Sérvia, no ano de 1908. Seis anos mais tarde, o herdeiro ao trono da Austria-Hungria foi assasinado em Saravejo e as suspeitas recairam sobre a Sérvia, devido ao sentimento de derrota que haviam sentido. Assim, o imperador da Austria- Hungria, Francisco José, declarou guerra à Sérvia. Tem ínicio a primeira Guerra Mundial que trará muitas modificações para a Europa principalmente, visto que, por exemplo, no final da mesma, a potência inglesa perde aa sua hegemonia para os EUA.
Respondido por pabloribeirolr
33

A Primeira Guerra mundial, um fato histórico que ocorreu entre 1914 e 1918, foi o resultado de tensões herdadas do século XIX, como a revolução industrial que gerou uma grande rivalidade comercial e dividiu a Europa.

Paralelamente a isso, os países começaram a corrida armamentista, um sinal claro que logo haveria uma batalha.

No início do século houve a formação de alianças. Eram elas a Tríplice Entente (França, Reino Unido e Império Russo) e Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália). A Entente buscava manter a sua hegemonia e a Tríplice Aliança buscava conquistar maiores objetivos.

Em 1914 a Áustria-Hungria declara guerra à Sérvia e assim começa a primeira Guerra Mundial.

Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/5573335

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes